Compressores, Minas da Borralha

Edifício longitudinal com quatro compressores de grandes dimensões. Construído na década de 1930, musealizado em 2015. É caso para dizer que contém verdadeiros monstros de ferro.  

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: Rua Central
Localidade: Minas da Borralha
Código Postal: 5470 - 407
Telefone: 276009141
Correio Eletrónico: minasborralha@ecomuseu.org
Website: http://www.ecomuseu.org
FUNCIONAMENTO
Horário Semanal:
segunda, terça, quarta, quinta, sexta
Das 13:00:00 às -.
Das 18:00:00 às -.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 10:00:00 às 13:00:00.
Das 14:00:00 às 18:00:00.

Excepções:
-

Entrada Paga:
0€

Política de Descontos:
-

ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
-

Modo de Realização:
-

Nível de Dificuldade:
-

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
3
Número Maximo de Pessoa por grupos:
25
Observações:
-

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
-
EQUIPAMENTO EXISTENTE
MUSEU / CENTRO INTERPRETAÇÃO
História do Museu/Centro Interpretação:
-

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
-

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
-

Programas de Voluntariado:
-
APOIOS EXTERNOS
Equipamentos Culturais
http://ecomuseu.org

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
T. Rodoviário
Nome da Agência:
Transdev
Telefone de Contacto:
253662226

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SITIOS DE INTERESSE TÚRISTICO
Igreja Velha de Salto

A antiga Igreja matriz de Salto, é um edifício de traça romântica. É possível ver vestígios da necrópole dos tempos medievais, testemunhos da antiga prática de enterrar os paroquianos no adro envolvente da igreja. No interior estão as estátuas de Nossa Senhora do Pranto e do Beato D. Nuno.
gps: 41,639397 -7,94525
distância: 5km


Ponte da Misarela

Também conhecida pela Ponte do Diabo, a Ponte da Misarela localiza-se sobre o rio Rabagão na freguesia de Ferral. Foi erguida na Idade Média e reconstruída no início do século XIX.
gps: 41,694794 -8,019601
distância: 16km


Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão

Instalado numa antiga casa senhorial, que pertenceu ao Capitão da aldeia, representante da autoridade e do poder, a nível local, este polo do Ecomuseu de Barroso, em Salto, representa algumas das atividades tradicionais mais emblemáticas. Neste espaço foram recolhidas, tratadas e inventariadas mais de mil peças. Estas, doadas pelos habitantes da freguesia, deram origem a um polo etnográfico, que permite uma visita ao que seria uma casa típica barrosã.
gps: 41,638427 -7,944793
distância: 6km


Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes

A sede do Ecomuseu de Barroso está instalada na envolvente do castelo de Montalegre. Concentra as funções de natureza organizativa, com vista à dinamização e à gestão do "museu vivo". Simultaneamente, serve como porta de entrada na identidade de uma região - Barroso -, valorizando aquilo que esta tem de mais autêntico e genuíno: a população e o património, sem descurar a preservação dos conhecimentos técnicos, saberes locais e formação de valores.
gps: 41,82538 -7,791367
distância: 38km


Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra

Denominado "Vezeira e a Serra", este centro interpretativo localizado em Fafião, visa promover o território inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês. É objetivo deste projeto a dinamização do tecido económico, com a criação de um equilíbrio entre a atividade pastoril e turística. Com a criação de rota temáticas, vai ser possível que os turistas tenham contacto com as cabanas dos pastores, as lagoas, os currais, os lagares e os moinhos.
gps: 41,70059 -8,090666
distância: 22km


ROTAS ASSOCIADAS
Rota do Volfrâmio

A história do século XX fica profundamente marcada pela corrida ao armamento e pelas duas Guerras Mundiais que assolaram o continente europeu.  Integrado no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, a Rota do Volfrâmio apresenta os diferentes espaços ligados a este mineral.  Percorrer esta rota é conhecer os marcos deste período que se preservam na paisagem, a história e a ciência que lhes estão associadas, mas também as memórias e imagens que permanecem no seio das suas comunidades.   



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR
Museu do Volfrâmio de Cerva
Image

A exploração mineira foi, ao longo de séculos, uma atividade importante no seio do território que hoje compõe o concelho de Ribeira de Pena. Várias minas de estanho evidenciam a extração deste metal desde os povos da Antiguidade. Mas é a ex ...