Inicio / Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO / Mina de Ouro Romana do Conhal do Arneiro, Arneiro (Ponto de Partida)

Mina de Ouro Romana do Conhal do Arneiro, Arneiro (Ponto de Partida)

A Mina de Ouro Romana do Conhal do Arneiro é uma gigantesca mina que terá resultado do desmonte gravítico dos depósitos sedimentares do Vale do Tejo por acção hidráulica. A água utilizada na lavagem dos sedimentos seria transportada desde a Serra de S. Miguel e da Ribeira de Nisa até ao local da exploração, através de canais escavados para o efeito (a "Vala dos Mouros"). Os seixos maiores eram retirados dos canais de evacuação de sedimentos por triagem manual e empilhados ao longo das margens do canal, em amontoados cónicos ou rectilíneos que particularizam a paisagem desta região.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: não se aplica
Localidade: Arneiro (Ponto de Partida)
Código Postal: 6050 - 452
Telefone: 272320176
Correio Eletrónico: geral@naturtejo.com
Website: http://www.naturtejo.com
FUNCIONAMENTO
Local público, sem horário e valor de entrada definidos.
ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
As visitas guiadas por técnicos especializados do Geopark Naturtejo são pagas consoante o número de participantes.

Modo de Realização:
A pé

Nível de Dificuldade:
Média

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
2
Número Maximo de Pessoa por grupos:
0
Observações:
Por marcação antecipada

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
Por marcação antecipada
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Instalação mineira exterior
INTERESSE GEOLÓGICO / MINEIRO
História Parimónio:
-

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
-

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
Percurso Pedestre PR9 NIS "Trilho da Mina de Ouro do Conhal"

Programas de Voluntariado:
-
SERVIÇO EDUCATIVO
Descrição da Actividade:
Programas Educativos do Geopark Naturtejo disponíveis em www.naturtejo.com. O Programa "Explorando os trilhos que conduzem à mina de ouro romana do Conhal do Arneiro" segue o trilho até ao topo da Serra de S. Miguel, onde se descobre a Buraca da Faiopa, antiga exploração de ferro, o miradouro das Portas de Ródão e onde se espraia o olhar pelo Sinclinal. Desce-se até ao à exploração e seguem-se os trilhos do conhal até à aldeia do Arneiro ou vai-se de barco ou em canoa até Vila Velha de Ródão.

Público objetivo:
Professores e alunos de todos os níveis de ensino

Custo da Actividade:
3.5€

Horário Semanal:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Excepções:
Os Programas Educativos têm de se marcados antecipadamente através de programas_educativos@naturtejo.com. Custo a partir de 3,5 euros para escolas do território do Geopark Naturtejo. O preço é variável com a escolha opcional das actividades de desporto de natureza.

Observações:
A abordagem aos conteúdos pedagógicos, adaptada aos vários níveis de ensino, é realizada por monitores do Geopark Naturtejo que apresentam qualificação superior científico-pedagógica, na área das Geociências

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
T. Rodoviário
Nome da Agência:
Rodoviária do Alentejo
Telefone de Contacto:
245412354

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TÚRISTICO
Museu do Barro e do Bordado

Situado em pleno Centro Histórico da Vila de Nisa, o Museu do Barro e do Bordado investiga e divulga o património físico e humano da História e dos processos de fabrico destas reconhecidas artes tradicionais enquadrando-as no contexto histórico do concelho de Nisa. É uma estrutura viva e dinâmica, um local de paragem obrigatória para quem visita a Vila.
gps: 39,51836 -7,64726
distância: 14km


Esculturas de Alpalhão

Expostas ao ar livre, estas fabulosas esculturas elaboradas a partir do granito local, foram localizadas definitivamente pela freguesia na Vila, de modo a poder ser admirada pelos que passam em Alpalhão. É de salientar a curiosidade de que foram os habitantes a decidir a localização das esculturas.
gps: 39,4175 -7,61953
distância: 26km


Anta de S. Gens

A Anta de São Gens é um Monumento Nacional situado na estrada das Termas da Fragosa. Data do Megalítico e de entre os materiais exumados neste local destacam-se bolsas de ossos, cerâmica e material lítico, tal como pontas de seta.
gps: 39,27597 7,414726
distância: 35km


Termas de Nisa

Fruto da nascente termal de água sulfurosa e procurada pelo seu valor terapêutico no tratamento de problemas reumáticos e respiratórios, as Termas da Fadagosa de Nisa são um ponto de referência na região. Além da atividade termal e de spa, conta com uma equipa de especialistas formada especificamente para estes tratamentos medicinais.
gps: 39,27597 7,414726
distância: 36km


ROTAS ASSOCIADAS
Geoparques em Portugal

Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios com locais e paisagens de importância geológica internacional, que combinam a protecção e promoção do seu património com desenvolvimento sustentável. São locais singulares em que as memórias mais antigas têm milhões de anos e que incluem locais-chave que testemunham a evolução do nosso planeta. Estes territórios são classificados pela UNESCO, no âmbito do Programa Internacional Geociências e Geoparques. Espalhados por todos os continentes, os geoparques são muito mais do que áreas de relevância patrimonial. São territórios dinâmicos dos quais as comunidades locais fazem parte, onde a natureza, a história e a cultura se entrelaçam.  Em Portugal existem actualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020).  O Geoparque do Litoral de Viana do Castelo está a preparar a futura candidatura mas o seu nível de implementação no território, nomeadamente a oferta educativa que já hoje desenvolve, levaram à sua inclusão no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, naturalmente sem o estatuto que a UNESCO confere aos restantes territórios. Por outro lado, estão a ser desenvolvidas novas candidaturas, com vários projectos no Oeste, Algarve e Figueira da Foz, que a seu tempo poderão ter a devida presença nesta plataforma.   Visitar os geoparques portugueses é embarcar numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de formação e destruição de montanhas e mares, de aparecimento e extinção de espécies, de ocorrência de profundas alterações climáticas, de grandes erupções vulcânicas... até aos dias de hoje e à relação do Homem com o planeta.  Nesta página do ROTEIRO o visitante encontra uma proposta de itinerário para visitar dos mais significativos Pontos em cada geoparque nacional, incluindo, naturalmente, o localizado na Região Autónoma dos Açores.  Faça uma "boa viagem" no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e  Geológico de Portugal e descubra ao longo do território nacional os interessantes locais que lhe damos a conhecer.  



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR