Pedras Parideiras (Geossítio ), União de Freguesias de Albergaria da Serra e Cabreiros
A 3 de novembro de 2012 foi inaugurada a Casa das Pedras Parideiras - Centro de Interpretação. Este é um equipamento que pretende contribuir para a conservação, compreensão e valorização deste importante património geológico, assim como promover a sua visitação turística e educativa. Do ponto de vista geológico este geossítio corresponde a um pequeno corpo granítico, com a área aproximada de 1 km2 e uma idade estimada em 313-320 Ma, conhecido por Granito nodular da Castanheira. Este nome advém da sua proximidade à aldeia da Castanheira e à textura nodular deste granito, que lhe confere características únicas, em Portugal e, tanto quanto se conhece, em qualquer outra parte do mundo. Os nódulos possuem uma dimensão variável entre 1 e 12 cm e são constituídos externamente por uma capa de biotite e internamente por um núcleo quartzo-feldspático, apresentando-se fortemente achatados, com uma distribuição diferenciada e orientação bem determinada no seio do corpo granítico. Este local encontra-se integrado no itinerário A «Freita: A Serra Encantada» da Rota de Geossítios do Arouca Geopark.
CARACTERÍSTICAS
Horário Semanal:
lunes, martes, miércoles, jueves, viernes
De 12:30:00 a -.
De 17:00:00 a -.
Horário Fim de Semana e Feriados:
De 09:30:00 a 12:30:00.
De 14:00:00 a 17:00:00.
Excepciones:
-
Entrada Paga:
2€
Política de Descuentos:
http://aroucageopark.pt
La visita a este Punto no requiere reserva previa y puede hacerse individualmente.
Condiciones Específicas:
Visitas turísticas: marcação através de www.aroucageopark.pt ou pelo w-mail pedrasparideiras@aroucageopark.pt
Modo de Realización:
Transporte próprio
Nivel de Dificultad:
Baixa
Visita para grupos:
Sí
Número Mínimo de Persona por grupo:
1
Número Máximo de Persona por grupo:
30
Observaciones:
-
Visitas Guiadas:
Sí
Observaciones:
Marcação prévia com antecedência de 8 dias.
Curiosidad geológica
Centro de Interpretación
Historia del Museo / Centro de Interpretación:
A Casa das Pedras Parideiras - Centro de Interpretação, aberta desde 3 de novembro de 2012, surge da recuperação de uma casa antiga, já em desuso, nas proximidades do afloramento principal das muito afamadas Pedras Parideiras, geossítio de relevância internacional do Arouca Geopark. A gestão deste Centro de Interpretação é da responsabilidade da AGA - Associação Geoparque Arouca. Este geossítio encontra-se integrado no itinerário A "Serra da Freita: A Serra Encantada" da Rota dos Geossítios do Arouca Geopark.
Programa de Actividades:
Programa 1 – Visualização do filme 3D no Auditório Programa 2 – Visita à Mostra Coberta, Mostra a Céu Aberto e à Receção/Loja Programa 3 – Visita à Mostra a Céu Aberto através de Áudio-Guias [Brevemente disponível] Programa 4 – Visitas guiadas por Guia-Intérprete (Público em Geral) Programa 5 – Visitas Escolares (Público Escolar)
Valencia de Estudio e Investigación:
Em processo de classificação como Monumento Natural Local.
Recursos Audiovisuales y Multimedia:
-
Programas de Voluntariado:
-
Descripción de la Actividad:
Professores e alunos poderão optar por realizar visita guiada apenas à Casa das Pedras Parideiras, ou integrada numa Saída de Campo conhecendo também outros geossítios do Arouca Geopark. Mais informação sobre os Programas Educativos do Arouca Geopark em www.aroucageopark.pt .
Público objetivo:
Público escolar do 1º ao 3º ciclos, secundário, universitário e sénior.
Costo de la Actividad:
2€
Horário Semanal:
lunes, martes, miércoles, jueves, viernes
De 09:30:00 a 12:30:00.
De 14:00:00 a 17:00:00.
Horário Fim de Semana e Feriados:
sábado, domingo, feriados
De 09:30:00 a 12:30:00.
De 14:00:00 a 17:00:00.
Excepciones:
-
Observaciones:
Não é permitido colher amostras de pedras parideiras.
Tipo de Transporte:
Táxi
Nombre de la Agencia:
Praça de Táxis de Arouca
Teléfono de Contacto:
256944345
Parque destinado a vehículos privados:
Sí
Área de Recreio e Lazer de Albergaria da Serra
Nas proximidades da aldeia de Albergaria da Serra o rio Caima convida a momentos de descontração e contacto com a natureza.
gps: 40,86533 -8,27743
distancia: 4km
Dólmen da Portela da Anta
No planalto da Freita, a Portela da Anta será, provavelmente, o monumento megalítico mais acessível do território. Surpreende pela sua volumetria e pela uniformidade com que se desenvolve, a partir de uma pequena mamoa. Datada de finais do IV milénio antes de Cristo, insere-se, de forma curiosa, na belíssima paisagem envolvente, numa conjugação interessante entre a vida, renovada pela natureza a cada ciclo, e a morte, que pode não significar o fim de tudo.
gps: 40,860599 -8,26168
distancia: 0km
Estação da Biodiversidade do Merujal
A Estação da Biodiversidade (EBIO) do Merujal localiza-se em plena Serra da Freita e é composta por nove painéis informativos sobre a riqueza biológica existente. Com início junto ao Parque de Campismo do Merujal, a EBIO atravessa, ao longo de 1,7 km de extensão, diversos tipos de habitats terrestres (pinhal, matos, bosquetes de carvalhal) e dulçaquícolas (ribeiras e turfeiras), terminando próximo do geossítio Frecha da Mizarela.
gps: 40,873205 -8,291827
distancia: 0km
Loja Interativa de Turismo de Arouca
Inaugurada no dia 19 de setembro de 2013, a Loja Interativa de Turismo de Arouca localiza-se no centro da vila, no antigo cinema Globo D ´Ouro. Esta é uma das Lojas da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal e uma das portas de entrada do Arouca Geopark, sendo um espaço informativo, educativo e de realização de diversas atividades.
gps: 40,92926 -8,24816
distancia: 0km
Geoparques em Portugal
Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios com locais e paisagens de importância geológica internacional, que combinam a protecção e promoção do seu património com desenvolvimento sustentável. São locais singulares em que as memórias mais antigas têm milhões de anos e que incluem locais-chave que testemunham a evolução do nosso planeta. Estes territórios são classificados pela UNESCO, no âmbito do Programa Internacional Geociências e Geoparques. Espalhados por todos os continentes, os geoparques são muito mais do que áreas de relevância patrimonial. São territórios dinâmicos dos quais as comunidades locais fazem parte, onde a natureza, a história e a cultura se entrelaçam. Em Portugal existem actualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020). O Geoparque do Litoral de Viana do Castelo está a preparar a futura candidatura mas o seu nível de implementação no território, nomeadamente a oferta educativa que já hoje desenvolve, levaram à sua inclusão no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, naturalmente sem o estatuto que a UNESCO confere aos restantes territórios. Por outro lado, estão a ser desenvolvidas novas candidaturas, com vários projectos no Oeste, Algarve e Figueira da Foz, que a seu tempo poderão ter a devida presença nesta plataforma. Visitar os geoparques portugueses é embarcar numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de formação e destruição de montanhas e mares, de aparecimento e extinção de espécies, de ocorrência de profundas alterações climáticas, de grandes erupções vulcânicas... até aos dias de hoje e à relação do Homem com o planeta. Nesta página do ROTEIRO o visitante encontra uma proposta de itinerário para visitar dos mais significativos Pontos em cada geoparque nacional, incluindo, naturalmente, o localizado na Região Autónoma dos Açores. Faça uma "boa viagem" no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e descubra ao longo do território nacional os interessantes locais que lhe damos a conhecer.
O complexo mineiro do Braçal inclui as minas do Braçal, da Malhada e do Coval da Mó e estende-se ao longo do rio Mau, na encosta este da serra do Braçal. Este complexo constitui a mais antiga concessão mineira portuguesa, registada com o nº ...
O Museu da Pedra de Marco de Canaveses é muito mais do que se vê. A Exposição permanente corresponde à primeira fase de um projecto que visa estender o Museu para muitos lugares. Será no futuro um museu polinucleado. Maior, dinâmico e inova ...
Conta a história de um território, divulgando os seus patrimónios e elementos de interesse cultural e etnográfico. É também um local onde se investiga, se protege e se dá a conhecer os patrimónios de Sever do Vouga. Faz uma abordagem à arqu ...