Exposição de longa duração de minerais, rochas e fósseis de Portugal e de outros países, organizada de forma didáctica, integrada no Museu de Geologia.
O Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD, Vila Real), fundado pelo Prof. Doutor Fernando Real, notável geólogo e Magnífico Reitor, foi aberto ao público em 1986. Aquando da comemoração dos 25 anos da sua existência, passou a ser designado Museu de Geologia Fernando Real, em homenagem ao seu fundador. Tem uma área aproximada de 250 m2 na qual está patente a exposição permanente e, desde 2011, uma sala de exposições temporárias com uma área de 100 m2. Expõe coleções de minerais, rochas e fósseis, um valioso espólio de amostras de todo o mundo, de entre os quais se destacam maravilhosos exemplares de minerais e minérios das principais minas portuguesas. O Museu de Geologia Fernando Real tem como objetivo primordial, ser um espaço vivo onde os alunos da UTAD e os visitantes, particularmente alunos e professores de todos os níveis escolares, encontrem respostas às múltiplas questões relacionadas com as Ciências da Terra e o incentivo para a realização de trabalhos e projetos de pesquisa e "investigação" nos diversos domínios da Geologia. Tem ainda como objetivo promover a divulgação e a comunicação da ciência e dos recursos geológicos, contribuindo para a literacia científica do grande público. Presentemente o Museu abraçou um novo projeto, ainda embrionário, que abre as portas ao exterior através da criação do "Jardim Geológico de Trás-os-Montes e Alto Douro", o qual disponibiliza no EcoCampus um conjunto de estações geológicas, que permitem ao visitante observar e compreender aspetos geológicos da região.
Exposição de longa duração de minerais, rochas e fósseis de Portugal e de outros países, organizada de forma didáctica, integrada no Museu de Geologia.