Afloramentos de gnaisse biotítico e gnaisse leucocrata "misturados" com metassedimentos. Painel explicativo.
As rochas da Orla Marítima da cidade do Porto são das mais antigas que afloram em Portugal e constituem um Património Geológico de elevado interesse científico-didáctico, o Complexo Metamórfico da Foz do Douro, classificado como Património Natural Municipal. Em Abril de 2005 foi criado um percurso temático para divulgação deste património designado por "Passeio Geológico da Foz do Douro", sinalizado com nove painéis de informação dirigida ao público em geral.
Afloramentos de gnaisse biotítico e gnaisse leucocrata "misturados" com metassedimentos. Painel explicativo.
Observação de afloramentos de brecha ígnea gerada durante a intrusão de um granito varisco nas rochas mais antigas. Painel explicativo.
O Centro Interpretativo do Passeio Geológico da Foz do Douro, inaugurado a 27 de Novembro de 2008, constitui um espaço onde decorrem actividades complementares às visitas de campo realizadas no percurso outdoor.
Observam-se anfibolitos resultantes do metamorfismo de um basalto, há cerca de 1000 milhões de anos. Painel explicativo.
Observação de gnaisses ocelados e granito intruindo xistos ou metassedimentos. Painel explicativo.
Maciço granitico intrui xistos do Complexo Metamórfico da Foz do Douro, a norte. A sul, ocorrem gnaisses leucocratas ocelados. Painel explicativo.