Inicio / Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO / Cascata da Fraga de Água d'Alta, Nas proximidades de Orvalho

Cascata da Fraga de Água d'Alta, Nas proximidades de Orvalho

A Fraga da Água d'Alta é a maior cascata existente no Geopark Naturtejo e em toda a Beira Baixa, no Ribeiro da Água d'Alta, com 50 metros de desnível vencidos por uma sucessão de três véus de água turbulentos e crepitantes. É possível observá-la ao perto e no miradouro situado por cima da cascata, na Cabeça Murada. Observa-se uma alternância de camadas, com diferentes graus de resistência à erosão, em que bancadas métricas de quartzitos alternam com bancadas decimétricas de quartzitos e pelitos, menos resistentes ao desgaste fluvial. A erosão deu-se de forma diferencial, tendo afectado as camadas menos resistentes e gerando, ao longo do tempo, um escarpado litológico composto por três barras quartzíticas. A riqueza deste local é acrescida pela importante biodiversidade, destacando-se os vestígios de Laurissilva que cobriram o SW da Europa antes das glaciações e que, actualmente, apenas persistem em raros locais, como por exemplo o folhado (Viburnum tinus) e uma das maiores populações de azereiro (Prunus lusitana lusitana) que ainda restam no mundo. Outra forma de explorar este local e outros pontos da Serra do Moradal é através da GeoRota do Orvalho.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: Nas proximidades de Orvalho
Localidade: Nas proximidades de Orvalho
Código Postal: 6185 - 000
Telefone: 272320176
Correio Eletrónico: geral@naturtejo.com
Website: http://www.naturtejo.com
FUNCIONAMENTO
Local público, sem horário e valor de entrada definidos.
ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
As visitas guiadas são pagas, consoante o número de participantes.

Modo de Realização:
A pé

Nível de Dificuldade:
Baixa

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
2
Número Maximo de Pessoa por grupos:
0
Observações:
Por marcação antecipada

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
Por marcação antecipada
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Curiosidade geológica
INTERESSE GEOLÓGICO / MINEIRO
História Parimónio:
-

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
"Património Geológico de Oleiros: inventário de geossítios e propostas para a sua valorização"

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
-

Programas de Voluntariado:
-
SERVIÇO EDUCATIVO
Descrição da Actividade:
Programas Educativos do Geopark Naturtejo disponíveis em www.naturtejo.com. O Programa À Procura das Águas começa numa nascente de águas límpidas, o Penedo Mijadouro, com as quais podem fazer-se algumas experiências. Os estudantes são deslumbrados com a visão inusitada da cascata da Fraga de Água d'Alta. Para conhecer-se melhor o vale do Ribeiro de Água d'Alta é percorrida uma parte da GeoRota do Orvalho.

Público objetivo:
Professores e alunos de todos os níveis de ensino

Custo da Actividade:
3.5€

Horário Semanal:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Excepções:
Os Programas Educativos têm de se marcados antecipadamente através de programas_educativos@naturtejo.com. Custo a partir de 3,5 euros para escolas do território do Geopark Naturtejo. O preço é variável com a escolha opcional das actividades de desporto de natureza.

Observações:
A abordagem aos conteúdos pedagógicos, adaptada aos vários níveis de ensino, é realizada por monitores do Geopark Naturtejo que apresentam qualificação superior científico-pedagógica, na área das Geociências

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
T. Rodoviário
Nome da Agência:
Rodoviária da Beira Interior
Telefone de Contacto:
272340120

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TÚRISTICO
Aldeia de Xisto de Álvaro

A aldeia de Álvaro estende-se ao longo de uma encosta do Rio Zêzere junto da albufeira do Cabril. Rica em património religioso, esta localidade indicia uma grande importância para as ordens religiosas. Torna-se então indispensável fazer a Rota das Capelas para melhor conhecer esta aldeia. Para momentos de lazer, dispõe de um maravilhoso miradouro junto da Igreja Matriz e ainda de uma piscina flutuante na albufeira do Cabril.
gps: 39,97485 -7,96402
distância: 40km


Igreja Matriz de Oleiros

O início da sua construção data de 1532 porém, demorou tanto a ser totalmente terminada que foi alvo de reparação em 1715, antes de estar concluída! De entre o seu património, destacam-se os painéis cerâmicos figurativos que revestem as paredes laterais retratando uma cena profana e a expulsão do Paraíso; e os cinco altares existentes que preservam ainda o esplendor de outrora.
gps: 39,91703 -7,9135
distância: 35km


Aldeia de Isna

Apesar de não integrar a rede das Aldeias de Xisto, é esta a pedra que predomina nas suas casas, proporcionando-lhe em conjunto com a sua paisagem envolvente um panorama lindíssimo. Destaque para a Fonte das Mulheres, mandada construir pelo Rei D. Carlos que por aqui passou e atendeu os pedidos das mulheres da aldeia.
gps: 39,84189 -7,86033
distância: 46km


ROTAS ASSOCIADAS
Geoparques em Portugal

Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios com locais e paisagens de importância geológica internacional, que combinam a protecção e promoção do seu património com desenvolvimento sustentável. São locais singulares em que as memórias mais antigas têm milhões de anos e que incluem locais-chave que testemunham a evolução do nosso planeta. Estes territórios são classificados pela UNESCO, no âmbito do Programa Internacional Geociências e Geoparques. Espalhados por todos os continentes, os geoparques são muito mais do que áreas de relevância patrimonial. São territórios dinâmicos dos quais as comunidades locais fazem parte, onde a natureza, a história e a cultura se entrelaçam.  Em Portugal existem actualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020).  O Geoparque do Litoral de Viana do Castelo está a preparar a futura candidatura mas o seu nível de implementação no território, nomeadamente a oferta educativa que já hoje desenvolve, levaram à sua inclusão no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, naturalmente sem o estatuto que a UNESCO confere aos restantes territórios. Por outro lado, estão a ser desenvolvidas novas candidaturas, com vários projectos no Oeste, Algarve e Figueira da Foz, que a seu tempo poderão ter a devida presença nesta plataforma.   Visitar os geoparques portugueses é embarcar numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de formação e destruição de montanhas e mares, de aparecimento e extinção de espécies, de ocorrência de profundas alterações climáticas, de grandes erupções vulcânicas... até aos dias de hoje e à relação do Homem com o planeta.  Nesta página do ROTEIRO o visitante encontra uma proposta de itinerário para visitar dos mais significativos Pontos em cada geoparque nacional, incluindo, naturalmente, o localizado na Região Autónoma dos Açores.  Faça uma "boa viagem" no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e  Geológico de Portugal e descubra ao longo do território nacional os interessantes locais que lhe damos a conhecer.  



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR
Loja de Cristais das Minas da Panasqueira
Image

Loja de minerais e produtos de artesanato exclusivos das Minas da Panasqueira.