Inicio / Mina de São Domingos / Corta, Mina de São Domingos

Corta, Mina de São Domingos

A corta da Mina de São Domingos é o resultado da exploração mineira a céu aberto encetada em 1867. Possui uma profundidade de 120 m e um perímetro de aproximadamente 2 km. Os materiais que dela foram retirados, em grande medida compostos pela oxidação e lixiviação da pirite (o "gossan", do inglês "gold sand"), foram sendo gradualmente arrumados em escombreiras em torno do espaço da corta e da aldeia mineira, transformando decididamente a topografia e o solo envolvente. Em 1890 já o processo de escavação da corta estava terminado e todos os materiais estéreis ou não imediatamente úteis (o "gossan" não tinha, na altura, possibilidades de aproveitamento industrial rentável, apesar de conter ouro e prata em proporções não negligenciáveis) se encontravam distribuídos pelos vários "tipes" (o termo inglês para escombreira, "tip", foi adoptado pela população mineira e ainda hoje perdura): durante o século XIX eram reconhecidos o tip da Vinha, o tip do Hospital, o tip do Bexigas, o tip da Igreja, o tip o Teatro e o tip de 12 Metros. A abertura da corta, para além de obrigar à remoção da maior parte dos edifícios entretanto construídos sobre o chapéu de ferro da Serra de São Domingos, seccionou várias das galerias romanas, o que permite aos visitantes actuais uma percepção directa da profundidade atingida pelos trabalhos antigos e das dimensões das galerias em que trabalhavam os mineiros romanos. Permite igualmente a apreciação da extraordinária variedade lítica presente. Após o fim da laboração em 1966, o abandono da extracção de água do fundo da mina permitiu a subida do nível freático dentro da corta até ao ponto actual, aparentemente estacionário. A água hoje contida na corta é extremamente ácida (pH=2) e contém, em solução, uma grande quantidade de sulfatos, principalmente sulfatos de ferro e arsénico mas também de cobre e zinco.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: Rua de Santa Isabel nº 30/31
Localidade: Mina de São Domingos
Código Postal: 7750 - 146
Telefone: 286647534
Correio Eletrónico: fserraomartins@gmail.com
Website: http://fundacaoserraomartins.pt/
FUNCIONAMENTO
Local público, sem horário e valor de entrada definidos.
ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
Na eventualidade de um indivíduo ou grupo de menor tamanho pretender efetuar a visita, o preço a cobrar será equivalente ao que pagaria um grupo com o número mínimo de visitantes, sem desconto.

Modo de Realização:
A pé

Nível de Dificuldade:
Média

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
6
Número Maximo de Pessoa por grupos:
25
Observações:
Excecionalmente, poderão ser feitas visitas com um número de participantes superior a 25, desde que as condições o aconselhem e permitam.

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
Complexo do Minério | Visitas guiadas à Mina de S. Domingos e antigo complexo industrial Percurso no circuito urbano da aldeia da Mina de S. Domingos e circuito que evoca o ciclo do minério nas épocas de grande laboração da Mina. Um museu a céu aberto que assinala as vivências da época e as várias fases da exploração e transformação do minério.
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Instalação mineira exterior
Instalação mineira em galeria
APOIOS EXTERNOS
TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
Táxi
Nome da Agência:
Geral Táxis
Telefone de Contacto:
286611117

Tipo de Transporte:
T. Rodoviário
Nome da Agência:
Rodoviária do Alentejo
Telefone de Contacto:
284313620

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TÚRISTICO
ROTAS ASSOCIADAS
Rota da Faixa Piritosa Ibérica

A Rota da Faixa Piritosa Ibérica é um percurso temático de turismo mineiro e geológico dedicado à Faixa Piritosa Ibérica, considerada uma das principais regiões mineiras da Europa, com mais de 90 jazigos de sulfuretos maciçosconhecidos, distribuídos pelas regiões do Alentejo e da Andaluzia. Além das minas de pirite ocorrem na província centenas de jazigos de manganês e numerosos filões de cobre, de chumbo, de bário e antimónio.



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR