Inicio / Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO / Geomonumento das Portas de Almourão, Foz do Cobrão/Sobral Fernando

Geomonumento das Portas de Almourão, Foz do Cobrão/Sobral Fernando

O Geomonumento das Portas de Almourão é um local encantado onde o Ocreza esventrou as fragas quartzíticas intensamente deformadas com a sua força erosiva, ao longo do tempo. É visível dos miradouros da Foz do Cobrão e Sobral Fernando (miradouros temáticos). As Portas de Almourão correspondem a uma impressionante garganta escavada pelo Rio Ocreza nos últimos dois milhões de anos, que divide a Serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartzíticas. Caminhar no interior deste desfiladeiro com 400 m de profundidade é fazer uma viagem no tempo até há quase 500 milhões de anos, até uma época em que os duros quartzitos eram finas areias depositadas no fundo de um vasto oceano. Uma megacolisão continental e 140 milhões de anos foram necessários para deformar, para erguê-los dos fundos marinhos aos cumes mais elevados destas montanhas, há mais de 300 milhões de anos. 250 milhões de anos de alteração química das rochas e erosão configuraram a região de Almourão na colossal paisagem que hoje podemos apreciar. Neste local o silêncio das convulsões geológicas de outrora só é interrompido pelo voo do grifo. Além de diversos miradouros para observar este geomonumento sugerem-se os percursos pedestres "Caminho do Xisto ? Voo do Grifo", "Segredos de Vale de Almourão" e "Viagem aos Ossos da Terra".

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: não se aplica
Localidade: Foz do Cobrão/Sobral Fernando
Código Postal: 0 - 000
Telefone: 272320176
Correio Eletrónico: geral@naturtejo.com
Website: http://www.naturtejo.com
FUNCIONAMENTO
Local público, sem horário e valor de entrada definidos.
ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
-

Modo de Realização:
-

Nível de Dificuldade:
Baixa

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
2
Número Maximo de Pessoa por grupos:
0
Observações:
Por marcação

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
Por marcação
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Curiosidade geológica
INTERESSE GEOLÓGICO / MINEIRO
História Parimónio:
-

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
-

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
Folheto "Foz do Cobrão: a Aldeia que já foi oceano"

Programas de Voluntariado:
-
SERVIÇO EDUCATIVO
Descrição da Actividade:
Programa Educativo "A Floresta no Centro de Ciência Viva, os Segredos Escondidos no Vale Mourão e os Troncos Fósseis na Casa de Artes e Cultura do Tejo" do Geopark Naturtejo disponível em www.naturtejo.com.

Público objetivo:
Professores e alunos de todos os níveis de ensino

Custo da Actividade:
5€

Horário Semanal:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Excepções:
Os Programas Educativos têm de se marcados antecipadamente através de programas_educativos@naturtejo.com. Custo a partir de 5 euros para alunos das escolas do território do Geopark Naturtejo. O preço é variável com a escolha opcional das actividades de desporto de natureza.

Observações:
A abordagem aos conteúdos pedagógicos, adaptada aos vários níveis de ensino, é realizada por monitores do Geopark Naturtejo que apresentam qualificação superior científico-pedagógica, na área das Geociências

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
T. Rodoviário
Nome da Agência:
Rodoviária da Beira Interior
Telefone de Contacto:
272340120

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TÚRISTICO
Centro de Ciência Viva da Floresta

O Centro de Ciência Viva da Floresta é um complexo focado em proporcionar aos visitantes a experiência de interagir ao vivo com a floresta e todos os seus intervenientes. O seu programa é focado não só para as famílias, como também para as escolas pelos seus programas pedagógicos. Conta com um auditório, um laboratório, uma "experimentoteca" um bar da floresta, uma loja, entre outros.
gps: 39,73056 -7,86306
distância: 17km


Aldeia de Xisto da Figueira

Tipicamente portuguesa, esta aldeia dá-nos a verdadeira definição de aldeia. Rodeada de animais de quinta e de hortas bem semeadas, relaciona-se ativamente com o meio rural. Ainda hoje funciona o Forno Comunitário e podem ser adquiridos os produtos aí confecionados na Loja da Aldeia.
gps: 39,75122 -7,85342
distância: 14km


Lagar de Varas

Localizado no Porto do Tejo de Vila Velha de Rodão, o Lagar de Varas é um projeto turístico que requalificou um complexo industrial típico da região que proporciona uma experiência única em torno da produção de azeite e todo o património a ele associado. Possui uma exposição permanente associada ao azeite regional intitulado de "O Azeite: Oiro de Rodão".
gps: 39,65418 -7,66944
distância: 16km


Castelo do Rei Wamba

Elevando-se numa das escarpas do Rio Tejo, O Castelo do Rei Wamba é uma antiga construção que data do século VII e testemunhou acontecimentos históricos como a Guerra dos Sete Anos ou a I Invasão Francesa. Da passagem do tempo resiste ainda uma parte da muralha e a belíssima Torre de Menagem.
gps: 39,6438 -7,68803
distância: 18km


ROTAS ASSOCIADAS
Geoparques em Portugal

Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios com locais e paisagens de importância geológica internacional, que combinam a protecção e promoção do seu património com desenvolvimento sustentável. São locais singulares em que as memórias mais antigas têm milhões de anos e que incluem locais-chave que testemunham a evolução do nosso planeta. Estes territórios são classificados pela UNESCO, no âmbito do Programa Internacional Geociências e Geoparques. Espalhados por todos os continentes, os geoparques são muito mais do que áreas de relevância patrimonial. São territórios dinâmicos dos quais as comunidades locais fazem parte, onde a natureza, a história e a cultura se entrelaçam.  Em Portugal existem actualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020).  O Geoparque do Litoral de Viana do Castelo está a preparar a futura candidatura mas o seu nível de implementação no território, nomeadamente a oferta educativa que já hoje desenvolve, levaram à sua inclusão no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, naturalmente sem o estatuto que a UNESCO confere aos restantes territórios. Por outro lado, estão a ser desenvolvidas novas candidaturas, com vários projectos no Oeste, Algarve e Figueira da Foz, que a seu tempo poderão ter a devida presença nesta plataforma.   Visitar os geoparques portugueses é embarcar numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de formação e destruição de montanhas e mares, de aparecimento e extinção de espécies, de ocorrência de profundas alterações climáticas, de grandes erupções vulcânicas... até aos dias de hoje e à relação do Homem com o planeta.  Nesta página do ROTEIRO o visitante encontra uma proposta de itinerário para visitar dos mais significativos Pontos em cada geoparque nacional, incluindo, naturalmente, o localizado na Região Autónoma dos Açores.  Faça uma "boa viagem" no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e  Geológico de Portugal e descubra ao longo do território nacional os interessantes locais que lhe damos a conhecer.  



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR