Inicio / Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO / Geossítio Minas de Murçós, Murçós

Geossítio Minas de Murçós, Murçós

O complexo mineiro de Murçós é constituído por diversas frentes de exploração a céu aberto, galerias, algumas delas submersas e por edifícios de apoio, como a lavaria e escritórios. A atividade mineira estava associada à exploração de volfrâmio (tungsténio) e/ou estanho. A exploração do minério ocorria em filões quartzosos mineralizados em scheelite e com pouca cassiterite. Neste complexo mineiro a mineralização secundaria é constituída por arsenopirite e pirite. Os trabalhos de pesquisa e exploração  de volfrâmio remontam à década de 1940. A mineração industrial foi mais ativa entre 1971 e 1976. O volfrâmio constitui um importante metal na produção de armamento, em especial durante a II Guerra Mundial.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: Murçós
Localidade: Murçós
Código Postal: 5340 - 302
Telefone: 278425101
Correio Eletrónico: geral@geoparkterrasdecavaleiros.com
Website: http://geoparkterrasdecavaleiros.com
FUNCIONAMENTO
Local público, sem horário e valor de entrada definidos.
ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
-

Modo de Realização:
Transporte próprio

Nível de Dificuldade:
Média

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
5
Número Maximo de Pessoa por grupos:
35
Observações:
-

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
Com marcação se assim o entender
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Instalação mineira exterior
SERVIÇO EDUCATIVO
Descrição da Actividade:
Os programas educativos desenvolvidos pelo Geopark Terras de Cavaleiros são pensados para satisfazer os diferentes níveis de ensino e respetivos programas curriculares. Enriquecem de forma lúdica e científica a aprendizagem dos alunos e estreitam as relações entre o território e a comunidade local.  Estes programas visam a melhoria do contributo das escolas em relação ao meio ambiente, incentivando e promovendo comportamentos de preservação e conservação da natureza.  

Público objetivo:
Escolas

Custo da Actividade:
3€

Horário Semanal:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Excepções:
-

Observações:
-

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
Táxi
Nome da Agência:
António Quintas
Telefone de Contacto:
914260783

Tipo de Transporte:
Táxi
Nome da Agência:
Fernando Augusto Xavier
Telefone de Contacto:
936423861

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TÚRISTICO
ROTAS ASSOCIADAS
Rota do Volfrâmio

A história do século XX fica profundamente marcada pela corrida ao armamento e pelas duas Guerras Mundiais que assolaram o continente europeu.  Integrado no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, a Rota do Volfrâmio apresenta os diferentes espaços ligados a este mineral.  Percorrer esta rota é conhecer os marcos deste período que se preservam na paisagem, a história e a ciência que lhes estão associadas, mas também as memórias e imagens que permanecem no seio das suas comunidades.   



Geoparques em Portugal

Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios com locais e paisagens de importância geológica internacional, que combinam a protecção e promoção do seu património com desenvolvimento sustentável. São locais singulares em que as memórias mais antigas têm milhões de anos e que incluem locais-chave que testemunham a evolução do nosso planeta. Estes territórios são classificados pela UNESCO, no âmbito do Programa Internacional Geociências e Geoparques. Espalhados por todos os continentes, os geoparques são muito mais do que áreas de relevância patrimonial. São territórios dinâmicos dos quais as comunidades locais fazem parte, onde a natureza, a história e a cultura se entrelaçam.  Em Portugal existem actualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020).  O Geoparque do Litoral de Viana do Castelo está a preparar a futura candidatura mas o seu nível de implementação no território, nomeadamente a oferta educativa que já hoje desenvolve, levaram à sua inclusão no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, naturalmente sem o estatuto que a UNESCO confere aos restantes territórios. Por outro lado, estão a ser desenvolvidas novas candidaturas, com vários projectos no Oeste, Algarve e Figueira da Foz, que a seu tempo poderão ter a devida presença nesta plataforma.   Visitar os geoparques portugueses é embarcar numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de formação e destruição de montanhas e mares, de aparecimento e extinção de espécies, de ocorrência de profundas alterações climáticas, de grandes erupções vulcânicas... até aos dias de hoje e à relação do Homem com o planeta.  Nesta página do ROTEIRO o visitante encontra uma proposta de itinerário para visitar dos mais significativos Pontos em cada geoparque nacional, incluindo, naturalmente, o localizado na Região Autónoma dos Açores.  Faça uma "boa viagem" no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e  Geológico de Portugal e descubra ao longo do território nacional os interessantes locais que lhe damos a conhecer.  



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR
Ponte do Mineiro
Image

A ponte do mineiro, sobre o rio Sabor, servia de passagem aos mineiros que faziam a travessia para trabalharem nas minas da Ribeira em coelhoso.  Tem cerca de 35 metros, é uma ponte suspensa sustentada por cabos de aço com tabuleiro em made ...