Inicio / Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO / Geossítio Poço dos Paus, Chacim

Geossítio Poço dos Paus, Chacim

Neste geossítio é possível observar rochas que outrora se formaram no fundo do antigo oceano Rheic. Este oceano acabou por desaparecer devido à colisão dos continentes que o limitavam. É aqui que está a melhor prova da presença de uma crosta oceânica antiga, pois as rochas existentes permitem afirmar, que estamos perante o mesmo tipo de rochas que constituem as profundezas do oceano Atlântico. É possível observar bandas de rochas de cor escura ( diques máficos) que romperam através de rochas com minerais claros e escuros (gabros). As bandas de rochas, de cor escura (diques), representam os canais por onde as lavas provenientes do interior do Planeta Terra ascenderam até ao fundo do oceano. Estas rochas tiveram a sua formação há cerca de 420 milhões de anos, durante a expansão de um oceano primitivo.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: Chacim
Localidade: Chacim
Código Postal: 5340 - 302
Telefone: 278428101
Correio Eletrónico: geral@geoparkterrasdecavaleiros.com
Website: http://geoparkterrasdecavaleiros.com
FUNCIONAMENTO
Local público, sem horário e valor de entrada definidos.
ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
-

Modo de Realização:
Transporte próprio

Nível de Dificuldade:
Baixa

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
5
Número Maximo de Pessoa por grupos:
35
Observações:
-

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
Com marcação e se assim o entender
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Curiosidade geológica
INTERESSE GEOLÓGICO / MINEIRO
História Parimónio:
-

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
-

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
-

Programas de Voluntariado:
-
SERVIÇO EDUCATIVO
Descrição da Actividade:
Os programas educativos desenvolvidos pelo Geopark Terras de Cavaleiros são pensados para satisfazer os diferentes níveis de ensino e respetivos programas curriculares. Enriquecem de forma lúdica e científica a aprendizagem dos alunos e estreitam as relações entre o território e a comunidade local.  Estes programas visam a melhoria do contributo das escolas em relação ao meio ambiente, incentivando e promovendo comportamentos de preservação e conservação da natureza.   

Público objetivo:
Escolas

Custo da Actividade:
3€

Horário Semanal:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Excepções:
-

Observações:
-

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
Táxi
Nome da Agência:
António Quintas
Telefone de Contacto:
914260783

Tipo de Transporte:
Táxi
Nome da Agência:
Fernando Augusto Xavier
Telefone de Contacto:
936423861

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TURÍSTICO
Real Filatório de Chacim

Constitui um exemplar único da industrialização da Sercicultura em Trás-os-Montes, sendo um dos poucos monumentos que testemunham esta atividade no país. Esta fábrica utilizava uma tecnologia italiana aperfeiçoada desde o século XIV aqui introduzida pela família Arnaut.
gps: 41,470083 -6,903228
distância: 14km


Convento de Balsamão/Museu Religioso de Balsamão

O Convento de Balsamão é um famoso e antigo templo edificado no cabeço do Caramouro ou de Balsamão, junto do rio Azibo e da Ribeira da Veiga de Chacim.
gps: 41,474131 -6,856331
distância: 0km


Rota Entre Aldeias

A Rota Entre Aldeias tem o seu início e fim junto ao painel informativo localizado na aldeia de Chacim, que faz parte das Aldeias de Portugal.
gps: 41,469515 -6,902661
distância: 0km


Rota de Balsamão

A Pequena Rota de Balsamão tem o seu início e fim junto ao painel informativo localizado no Convento de Balsamão, propriedade da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição
gps: 41,473817 -6,856542
distância: 0km


Pelourinho de Chacim

O pelourinho está assente em três degraus quadrangulares. A coluna com a forma oitavada, ritmada em quatro pequenas peças em cunha com faces alternadas. O capitel é composto por uma peça semelhante onde se projetam quatro braços em cruz, sendo prolongados por hastes de ferro recurvadas. Sobre esta peça assenta finalmente o remate, suportando um bloco alto quadrangular decorado com as armas régias de uma figura feminina, e do outro lado as armas dos Sampaios.
gps: 41,46957 -6,9027
distância: 0km


ROTAS ASSOCIADAS
Geoparques em Portugal

Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios com locais e paisagens de importância geológica internacional, que combinam a protecção e promoção do seu património com desenvolvimento sustentável. São locais singulares em que as memórias mais antigas têm milhões de anos e que incluem locais-chave que testemunham a evolução do nosso planeta. Estes territórios são classificados pela UNESCO, no âmbito do Programa Internacional Geociências e Geoparques. Espalhados por todos os continentes, os geoparques são muito mais do que áreas de relevância patrimonial. São territórios dinâmicos dos quais as comunidades locais fazem parte, onde a natureza, a história e a cultura se entrelaçam.  Em Portugal existem actualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020).  O Geoparque do Litoral de Viana do Castelo está a preparar a futura candidatura mas o seu nível de implementação no território, nomeadamente a oferta educativa que já hoje desenvolve, levaram à sua inclusão no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, naturalmente sem o estatuto que a UNESCO confere aos restantes territórios. Por outro lado, estão a ser desenvolvidas novas candidaturas, com vários projectos no Oeste, Algarve e Figueira da Foz, que a seu tempo poderão ter a devida presença nesta plataforma.   Visitar os geoparques portugueses é embarcar numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de formação e destruição de montanhas e mares, de aparecimento e extinção de espécies, de ocorrência de profundas alterações climáticas, de grandes erupções vulcânicas... até aos dias de hoje e à relação do Homem com o planeta.  Nesta página do ROTEIRO o visitante encontra uma proposta de itinerário para visitar dos mais significativos Pontos em cada geoparque nacional, incluindo, naturalmente, o localizado na Região Autónoma dos Açores.  Faça uma "boa viagem" no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e  Geológico de Portugal e descubra ao longo do território nacional os interessantes locais que lhe damos a conhecer.  



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR
Centro Interpretativo das Minas de Argozelo
Image

O Centro Interpretativo das Minas de Argozelo encontra-se localizado na Cortinha do Calvário em Argozelo. Foi inaugurado no dia 22 de Março de 2015. O edifício está dotado de uma sala de exposições e de um auditório. Na sala de exposições e ...

Entrada da Mina
Image

O acesso inicial à mina era feito por esta entrada. Localiza-se dentro da vila de Argozelo, junto à N218. É visível e visitável sob pedido e acompanhamento.

Parque mineiro
Image

Localizado na antiga área de exploração mineira de Argozelo, aqui estão expostos os equipamentos e maquinaria usados no decorrer da actividade mineira. Por exemplo, o cavalete, forno eléctrico de fusão, forno de ustulação, etc.

Percurso pedestre  "Rota dos Mineiros de Argozelo"
Image

O percurso pedrestre "Rota dos Mineiros de Argozelo" já se encontra implementado no terreno. Com inicio no Centro Interpretativo das Minas de Argozelo,  passagem pelo Parque Mineiro, Ponte do Mineiro e Entrada das Minas, tem ainda, uma vari ...

Ponte do Mineiro
Image

A ponte do mineiro, sobre o rio Sabor, servia de passagem aos mineiros que faziam a travessia para trabalharem nas minas da Ribeira em coelhoso.  Tem cerca de 35 metros, é uma ponte suspensa sustentada por cabos de aço com tabuleiro em made ...