Inicio / Arouca Geopark / Mirador de Frecha da Mizarela (Geositio), Albergaria da Serra

Mirador de Frecha da Mizarela (Geositio), Albergaria da Serra

Lugar con vistas panorámicas y gran valor a nivel nacional. Desde aquí se divisa la cascada de agua más alta de Portugal, situada en contacto entre el granito de la sierra de Freita y los metasedimentos anteordovícicos. Debido a que el granito es más resistente a la erosión fluvial del río Caima que la mayoría de los esquistos y grauvacas, con el tiempo se formó un desnivel considerable, superior a 70 metros, dando origen a Frecha da Mizarela. Además de la erosión diferencial, se cree que la orientación de los sistemas de fallas que afectan a todo el bloque de la Sierra de Freita tuvieron una influencia directa en la formación de este escarpe especial.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: Mizarela
Localidade: Albergaria da Serra
Código Postal: 4540 - 000
Telefone: 256940254
Correio Eletrónico: geral@aroucageopark.pt
Website: http://www.aroucageopark.pt/
FUNCIONAMENTO
Local público, sem horário e valor de entrada definidos.
ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
Visitas turísticas: marcação através de   www.aroucageopark.pt

Modo de Realização:
Transporte propio

Nível de Dificuldade:
Bajo

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
8
Número Maximo de Pessoa por grupos:
30
Observações:
-

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
¡Reserve 8 días de antelación
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Curiosidade geológica
INTERESSE GEOLÓGICO / MINEIRO
História Parimónio:
-

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
-

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
-

Programas de Voluntariado:
-
SERVIÇO EDUCATIVO
Descrição da Actividade:
Desde o ano letivo 2008/2009 que a AGA - Associação Geoparque Arouca desenvolve Programas Educativos em toda a área do concelho de Arouca, abrangendo diversas áreas do saber: Geologia, Biologia, Geografia, História, Turismo, entre outros. Consulte a oferta em http://www.geoparquearouca.com/?p=programas

Público objetivo:
Todos los estudiantes en general.

Custo da Actividade:
0.0002€

Horário Semanal:
segunda, terça, quarta, quinta, sexta
Das 09:00:00 às 12:30:00.
Das 14:00:00 às 17:30:00.

Horário Fim de Semana e Feriados:
sábado, domingo, feriados
Das 09:30:00 às 12:30:00.
Das 14:00:00 às 17:30:00.

Excepções:
-

Observações:
http://www.geoparquearouca.com/?p=programas

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
Táxi
Nome da Agência:
Praça de táxis de Arouca
Telefone de Contacto:
256944424

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TÚRISTICO
Praia fluvial de Albergaria da Serra

A Praia Fluvial de Albergaria da Serra, banhada pelo rio Caima, convida a momentos de descontração e contacto com a natureza.
gps: 40,86533 -8,27743
distância: 0km


Aldeia tradicional de Cabaços

Envolta na idílica paisagem da Serra da Freita, na aldeia de Cabaços, é ainda possível encontrar a rusticidade, as tradições e história das gentes de Arouca muito ligada à agricultura.
gps: 40,85985 -8,27443
distância: 0km


Aldeia Tradicional da Castanheira

Envolta na idílica paisagem da Serra da Freita, na aldeia da Castanheira, é ainda possível encontrar a rusticidade, as tradições e história das gentes de Arouca, muito ligada à agricultura. Na sua envolvente encontramos as afamadas Pedras Parideiras, local de interesse geológico, assim denominadas pelos habitantes locais.
gps: 40,85187 -8,28193
distância: 5km


Mosteiro de Arouca

Classificado como monumento nacional, o conjunto atual do Mosteiro remonta aos séculos XVII e XVIII. Considerado o maior monumento construído em granito, em Portugal, o primeiro Mosteiro terá surgido no séc. X, sendo uma comunidade mista e estando sob a Ordem Beneditina. No ano de 1210 o mosteiro é legado a D. Mafalda,  por seu pai D. Sancho I, Rei de Portugal. No séc. XIII a Ordem de S. Bento é substituída pela Ordem de Cister, que se manterá até finais do séc. XIX.
gps: 40,92805 -8,24654
distância: 0km


Museu de Arte Sacra

Criado pela Real Irmandade da Rainha de Santa Mafalda, o Museu de Arte Sacra ocupa grande parte do edifífio do Mosteiro de Arouca. É considerado um dos melhores museus particulares, no seu género, em toda a Península Ibérica, no qual, para além de múltiplos objetos de culto, paramentos, peças de mobiliário e manuscritos litúrgicos, se podem encontrar peças raríssimas de escultura, pintura, tapeçaria e ourivesaria.
gps: 40,92805 -8,24654
distância: 0km


Museu Municipal de Arouca

Inaugurado em 2008 e situado à entrada da vila de Arouca, o Museu Municipal de Arouca exibe a exposição etnográfica "Memórias de uma Ruralidade", contemplando ainda uma área dedicada à Arqueologia e à Geologia. Recebe, regularmente, exposições temporárias.
gps: 40,92755 -8,24962
distância: 15km


Casa da Ribeira (Sede da AGA)

A "Casa da Ribeira", situada em pleno centro histórico da vila de Arouca, é uma das poucas que resta do núcleo habitacional  do séc. XVII. Sobre uma das portas pode encontrar-se a inscrição em latim "NON SINE INVIDIA ANNO 1686", que poderá traduzir-se em "Não sem inveja, ano de 1686). Nesta está instalada a sede da AGA - Associação Geoparque Arouca.
gps: 40,92912 -8,2458
distância: 15km


Centro de Interpretação Geológica de Canelas (CIGC)

O CIGC exibe uma singular coleção de fósseis, recolhidos nas ardósias aflorantes na Pedreira do Valério, situada nas imediações. Desta excecional coleção paleontológica, referenciada internacionalmente, merece particular destaque o acervo de Trilobites com uma idade estimada em 465 milhões de anos que, para além da sua excecionalidade científica, algumas das espécies correspondem aos maiores exemplares do mundo encontrados. Mais informações em http://www.cigc-arouca.com/ .
gps: 40,96208 -8,21717
distância: 0km


Sra. da Mó

A uma altitude de 711 m, do cume do Monte da Sra. da Mó obtem-se uma vista panorâmica sobre o vale de Arouca e Moldes e as serranias da Freita e do Gamarão. Aqui é também possível encontrar a capela dedicada a Nossa Sra. da Mó, de contornos muito característicos e que se presume ser do séc. XVI onde se realiza a festa em honra da padroeira a 7 e 8 de Setembro.
gps: 40,93287 -8,22511
distância: 21km


Casa das Pedras Parideiras - Centro de Interpretação

A 3 de novembro de 2012 foi inaugurada a Casa das Pedras Parideiras - Centro de Interpretação. Este é um equipamento que pretende contribuir para a conservação, compreensão e valorização deste importante património geológico, assim como promover a sua visitação turística e educativa. Do ponto de vista geológico, este geossítio corresponde a um pequeno corpo granítico, com a área aproximada de 1 km2 e uma idade estimada em 313-320 Ma, conhecido por Granito nodular da Castanheira.
gps: 40,85089 -8,28257
distância: 0km


Loja Interativa de Turismo de Arouca

Inaugurada no dia 19 de setembro de 2013, a Loja Interativa de Turismo de Arouca localiza-se no centro da vila, no antigo cinema Globo D ´Ouro. Esta é uma das Lojas da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal e uma das portas de entrada do Arouca Geopark, sendo um espaço informativo, educativo e de realização de diversas atividades.
gps: 40,92926 -8,24816
distância: 0km


Pedras Boroas do Junqueiro

No relevo residual granítico do planalto da Serra da Freita destacam-se dois blocos arrendondados que exibem uma fissuração poligonal bem expressiva, assemelhando-se à côdea da broa.
gps: 40,846898 -8,271856
distância: 0km


Radar Meteorológico de Arouca

Nas proximidades das Pedras Parideiras podemos conhecer o Radar Meteorológico de Arouca. O seu piso panorâmico (Piso 10) é um magnífico ponto de observação da morfologia e paisagem da Serra da Freita, mas também da zona litoral entre a Serra da Boa Viagem e a região da Póvoa do Varzim e as Serras de Montemuro, Arada, Estrela e Caramulo, entre outros. Em complementaridade nesta infraestrutura propriedade do IPMA é possível conhecer o seu funcionamento técnico.
gps: 40,844792 -8,27978
distância: 0km


Campo de Dobras da Castanheira

Nas imediações da Casa das Pedras Parideiras encontramos o geossítio de relevância nacional «Campo de Dobras da Castanheira». Aqui são facilmente identificadas rochas xistentas e filões de quartzo fortemente dobrados.
gps: 40,846898 -8,271856
distância: 0km


Miradouro de S.Pedro Velho

O marco geodésico de S. Pedro Velho impõe-se no planalto da Serra da Freita, marcando uma altitude de 1077m. Deste local de interesse geomorfológico, localizado sob um domo rochoso granítico, é possível observar a 360 graus a região norte e centro de Portugal Continental, e em grande destaque a superfície aplanada da Serra da Freita.
gps: 40,875175 -8,280734
distância: 0km


Miradouro do Detrelo da Malhada

Na área do Parque Eólico da Serra da Freita, junto à torre de vigia dos fogos florestais, encontrará o Miradouro do Detrelo da Malhada. Deste geossítio de interesse petrológico e geomorfológico avista-se parte da encosta norte da Serra da Freita, sendo visível o vale de Arouca e a área do Grande Porto, bem como a Serra de Montemuro, entre outras.
gps: 40,885543 -8,255099
distância: 0km


ROTAS ASSOCIADAS
Geoparques en Portugal

Geoparques en Portugal  Los Geoparques Mundiales de la UNESCO son territorios con ubicaciones y paisajes de importancia geológica internacional, que combinan la protección y promoción de su patrimonio con el desarrollo sostenible. Son lugares únicos donde los recuerdos más antiguos tienen millones de años e incluyen ubicaciones clave que dan testimonio de la evolución de nuestro planeta. Estos territorios están clasificados por la UNESCO bajo el Programa Internacional de Geociencias y Geoparques. Repartidos en todos los continentes, los geoparques son mucho más que áreas de relevancia patrimonial. Son territorios dinámicos de los que forman parte las comunidades locales, donde la naturaleza, la historia y la cultura están entrelazadas.  Actualmente hay 5 Geoparques Mundiales de la UNESCO en Portugal: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) y Estrela (2020). El Geoparque en la costa de Viana do Castelo está preparando la aplicación futura, pero su nivel de implementación en el territorio, es decir, la oferta educativa que ya desarrolla, llevó a su inclusión en la GUÍA DE LOS PUNTOS DE INTERÉS GEOLÓGICO Y MINERO DE PORTUGAL, naturalmente sin el estatus UNESCO. Por otro lado, se están desarrollando nuevas aplicaciones, con varios proyectos en el Oeste, Algarve y Figueira da Foz, que a su debido tiempo pueden tener su presencia en esta plataforma. Visitar los geoparques portugueses es embarcarse en un viaje que comenzó hace 600 millones de años, cuando Portugal ocupó un lugar muy diferente en el mundo, pasando por increíbles episodios de formación y destrucción de montañas y mares, de la aparición y extinción de especies, de la ocurrencia de profundidades. cambio climático, grandes erupciones volcánicas ... hasta hoy en la relación entre el hombre y el planeta.  En esta página de LA GUIA, el visitante encontrará un itinerario propuesto para visitar los puntos más significativos de cada geoparque nacional, incluido, el ubicado en la Región Autónoma de Açores.  Haga un "buen viaje" en la GUÍA DE LOS PUNTOS DE INTERÉS GEOLÓGICO Y MINERO DE PORTUGAL y descubra los lugares interesantes que le presentamos en todo el país.



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR
Minas del Braçal e Malhada
Image

El complejo minero Braçal incluye las minas Braçal, Malhada y Coval da Mó y se extiende a lo largo del río Mau, en la vertiente oriental de la Serra do Braçal. Este complejo es la concesión minera portuguesa más antigua, registrada con el n ...

Museo de la Piedra de Marco de Canaveses

El Museo de la Piedra de Marco de Canaveses es mucho más de lo que se ve. La exposición permanente es el primer paso de un proyecto de ampliación del Museo para otros lugares. Servir en el futuro como museo polinuclear, mayor, dinámico e in ...

Museo Municipal
Image

Cuenta la historia de un territorio, revelando su patrimonio y elementos de interés cultural y etnográfico. También es un lugar donde puede investigar, protegerse y conocer la herencia de Sever do Vouga. Aborda la Arqueología en Terras de S ...