Inicio / Arouca Geopark / Miradouro da Frecha da Mizarela (Geossítio), Albergaria da Serra

Miradouro da Frecha da Mizarela (Geossítio), Albergaria da Serra

Local panorâmico, de elevado valor à escala nacional, onde se observa a mais alta queda de água de Portugal, situada no contacto entre o granito da Serra da Freita e os metassedimentos ante-ordovícicos. Como o granito é mais resistente à erosão fluvial do rio Caima, do que a generalidade dos xistos e grauvaques, ao longo do tempo formou-se um assinalável desnível, superior a 70 metros, tendo-se originado a Frecha da Mizarela. Todavia, além da erosão diferencial, considera-se ainda que a orientação dos sistemas de falhas que afectam todo o bloco da Serra da Freita, tiveram influência direta na formação desta escarpa singular.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: Mizarela
Localidade: Albergaria da Serra
Código Postal: 4540 - 000
Telefone: 256940254
Correio Eletrónico: geral@aroucageopark.pt
Website: http://www.aroucageopark.pt/
FUNCIONAMENTO
Local público, sem horário e valor de entrada definidos.
ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
Visitas turísticas: marcação através de   www.aroucageopark.pt

Modo de Realização:
Transporte organização

Nível de Dificuldade:
Baixa

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
1
Número Maximo de Pessoa por grupos:
50
Observações:
-

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
Visitas turísticas: marcação prévia com 15 dias de antecedência através de www.aroucageopark.pt
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Curiosidade geológica
INTERESSE GEOLÓGICO / MINEIRO
História Parimónio:
-

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
-

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
-

Programas de Voluntariado:
-
SERVIÇO EDUCATIVO
Descrição da Actividade:
Desde o ano letivo 2008/2009 que a AGA - Associação Geoparque Arouca desenvolve Programas Educativos em toda a área do concelho de Arouca, abrangendo diversas áreas do saber: Geologia, Biologia, Geografia, História, Turismo, entre outros. Consulte a oferta em www.aroucageopark.pt

Público objetivo:
Público Escolar e Universitário

Custo da Actividade:
4€

Horário Semanal:
segunda, terça, quarta, quinta, sexta
Das 09:00:00 às 12:30:00.
Das 14:00:00 às 17:30:00.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Excepções:
-

Observações:
http://www.aroucageopark.pt/

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
Táxi
Nome da Agência:
Praça de táxis de Arouca
Telefone de Contacto:
256944424

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TURÍSTICO
Aldeia tradicional de Cabaços

Envolta na idílica paisagem da Serra da Freita, na aldeia de Cabaços, é ainda possível encontrar a rusticidade, as tradições e história das gentes de Arouca muito ligada à agricultura.
gps: 40,85985 -8,27443
distância: 0km


Aldeia Tradicional da Castanheira

Envolta na idílica paisagem da Serra da Freita, na aldeia da Castanheira, é ainda possível encontrar a rusticidade, as tradições e história das gentes de Arouca, muito ligada à agricultura. Na sua envolvente encontramos as afamadas Pedras Parideiras, local de interesse geológico, assim denominadas pelos habitantes locais.
gps: 40,85187 -8,28193
distância: 5km


Casa da Ribeira (Sede da AGA)

A "Casa da Ribeira", situada em pleno centro histórico da vila de Arouca, é uma das poucas que resta do núcleo habitacional  do séc. XVII. Sobre uma das portas pode encontrar-se a inscrição em latim "NON SINE INVIDIA ANNO 1686", que poderá traduzir-se em "Não sem inveja, ano de 1686). Nesta está instalada a sede da AGA - Associação Geoparque Arouca.
gps: 40,92912 -8,2458
distância: 15km


Casa das Pedras Parideiras - Centro de Interpretação

A 3 de novembro de 2012 foi inaugurada a Casa das Pedras Parideiras - Centro de Interpretação. Este é um equipamento que pretende contribuir para a conservação, compreensão e valorização deste importante património geológico, assim como promover a sua visitação turística e educativa. Do ponto de vista geológico, este geossítio corresponde a um pequeno corpo granítico, com a área aproximada de 1 km2 e uma idade estimada em 313-320 Ma, conhecido por Granito nodular da Castanheira.
gps: 40,85089 -8,28257
distância: 0km


Loja Interativa de Turismo de Arouca

Inaugurada no dia 19 de setembro de 2013, a Loja Interativa de Turismo de Arouca localiza-se no centro da vila, no antigo cinema Globo D ´Ouro. Esta é uma das Lojas da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal e uma das portas de entrada do Arouca Geopark, sendo um espaço informativo, educativo e de realização de diversas atividades.
gps: 40,92926 -8,24816
distância: 0km


Pedras Boroas do Junqueiro

No relevo residual granítico do planalto da Serra da Freita destacam-se dois blocos arrendondados que exibem uma fissuração poligonal bem expressiva, assemelhando-se à côdea da broa.
gps: 40,846898 -8,271856
distância: 0km


Área de Recreio e Lazer de Albergaria da Serra

A Praia Fluvial de Albergaria da Serra, banhada pelo rio Caima, convida a momentos de descontração e contacto com a natureza.
gps: 40,86533 -8,27743
distância: 0km


Radar Meteorológico de Arouca

Nas proximidades das Pedras Parideiras podemos conhecer o Radar Meteorológico de Arouca. O seu piso panorâmico (Piso 10) é um magnífico ponto de observação da morfologia e paisagem da Serra da Freita, mas também da zona litoral entre a Serra da Boa Viagem e a região da Póvoa do Varzim e as Serras de Montemuro, Arada, Estrela e Caramulo, entre outros. Em complementaridade nesta infraestrutura propriedade do IPMA é possível conhecer o seu funcionamento técnico.
gps: 40,844792 -8,27978
distância: 0km


Campo de Dobras da Castanheira

Nas imediações da Casa das Pedras Parideiras encontramos o geossítio de relevância nacional «Campo de Dobras da Castanheira». Aqui são facilmente identificadas rochas xistentas e filões de quartzo fortemente dobrados.
gps: 40,846898 -8,271856
distância: 0km


Miradouro de S.Pedro Velho

O marco geodésico de S. Pedro Velho impõe-se no planalto da Serra da Freita, marcando uma altitude de 1077m. Deste local de interesse geomorfológico, localizado sob um domo rochoso granítico, é possível observar a 360 graus a região norte e centro de Portugal Continental, e em grande destaque a superfície aplanada da Serra da Freita.
gps: 40,875175 -8,280734
distância: 0km


Miradouro do Detrelo da Malhada

Na área do Parque Eólico da Serra da Freita, junto à torre de vigia dos fogos florestais, encontrará o Miradouro do Detrelo da Malhada. Deste geossítio de interesse petrológico e geomorfológico avista-se parte da encosta norte da Serra da Freita, sendo visível o vale de Arouca e a área do Grande Porto, bem como a Serra de Montemuro, entre outras.
gps: 40,885543 -8,255099
distância: 0km


ROTAS ASSOCIADAS
Geoparques em Portugal

Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios com locais e paisagens de importância geológica internacional, que combinam a protecção e promoção do seu património com desenvolvimento sustentável. São locais singulares em que as memórias mais antigas têm milhões de anos e que incluem locais-chave que testemunham a evolução do nosso planeta. Estes territórios são classificados pela UNESCO, no âmbito do Programa Internacional Geociências e Geoparques. Espalhados por todos os continentes, os geoparques são muito mais do que áreas de relevância patrimonial. São territórios dinâmicos dos quais as comunidades locais fazem parte, onde a natureza, a história e a cultura se entrelaçam.  Em Portugal existem actualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020).  O Geoparque do Litoral de Viana do Castelo está a preparar a futura candidatura mas o seu nível de implementação no território, nomeadamente a oferta educativa que já hoje desenvolve, levaram à sua inclusão no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, naturalmente sem o estatuto que a UNESCO confere aos restantes territórios. Por outro lado, estão a ser desenvolvidas novas candidaturas, com vários projectos no Oeste, Algarve e Figueira da Foz, que a seu tempo poderão ter a devida presença nesta plataforma.   Visitar os geoparques portugueses é embarcar numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de formação e destruição de montanhas e mares, de aparecimento e extinção de espécies, de ocorrência de profundas alterações climáticas, de grandes erupções vulcânicas... até aos dias de hoje e à relação do Homem com o planeta.  Nesta página do ROTEIRO o visitante encontra uma proposta de itinerário para visitar dos mais significativos Pontos em cada geoparque nacional, incluindo, naturalmente, o localizado na Região Autónoma dos Açores.  Faça uma "boa viagem" no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e  Geológico de Portugal e descubra ao longo do território nacional os interessantes locais que lhe damos a conhecer.  



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR
Minas do Braçal e Malhada
Image

O complexo mineiro do Braçal inclui as minas do Braçal, da Malhada e do Coval da Mó e estende-se ao longo do rio Mau, na encosta este da serra do Braçal. Este complexo constitui a mais antiga concessão mineira portuguesa, registada com o nº ...

Museu da Pedra do Marco de Canaveses

O Museu da Pedra de Marco de Canaveses é muito mais do que se vê. A Exposição permanente corresponde à primeira fase de um projecto que visa estender o Museu para muitos lugares. Será no futuro um museu polinucleado. Maior, dinâmico e inova ...

Museu Municipal
Image

Conta a história de um território, divulgando os seus patrimónios e elementos de interesse cultural e etnográfico. É também um local onde se investiga, se protege e se dá a conhecer os patrimónios de Sever do Vouga. Faz uma abordagem à arqu ...