Inicio / Geoparque Açores / Montanha do Pico - Geossítio, Santa Luzia

Montanha do Pico - Geossítio, Santa Luzia

A Montanha da ilha do Pico, com 2351 m, é o ponto mais alto de Portugal e o mais jovem e maior vulcão poligenético dos Açores, formada por um vulcanismo quase exclusivamente basáltico s.l.. Aos 2050 m de altitude possui uma cratera fóssil e uma pit crater aos 2250 m, no interior da qual se localiza o cone lávico do Piquinho e uma fissura eruptiva, testemunhos dos últimos episódios vulcânicos do topo da Montanha (1300 anos B.P.), onde há actividade fumarólica.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: Parque Natural da Ilha do Pico
Localidade: Santa Luzia
Código Postal: 9940 - 108
Telefone: 292207375
Correio Eletrónico: pnpico.casadamontanha@azores.gov.pt
Website: http://
FUNCIONAMENTO
Local público, sem horário e valor de entrada definidos.
ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
Para subir à Montanha é necessário pedir autorização na:  - Casa de Apoio à Montanha, entre 1 de Maio e 30 de Setembro  - Sede do Parque Natural do Pico, entre 1 de Outubro e 30 de Abril Quem subir sem acompanhamento de guia credenciado é obrigado a:  - Assinar um documento de responsabilidade de segurança e conduta  - Usar equipamento de rastreio fornecido pela Casa de Apoio à Montanha (20€/dia). Este deve ser devolvido no final do percurso.

Modo de Realização:
A pé

Nível de Dificuldade:
Média

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
1
Número Maximo de Pessoa por grupos:
160
Observações:
No cimo da Montanha - no Piquinho - apenas podem estar 40 visitantes em simultâneo e durante um período máximo de 30 minutos.

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
A lista de guias credenciados encontra-se afixada na Casa de Apoio à Montanha. Cada guia: máximo de 15 pessoas. O preço é variável, a combinar com os guias.
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Curiosidade geológica
INTERESSE GEOLÓGICO / MINEIRO
História Parimónio:
-

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
-

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
-

Programas de Voluntariado:
-
APOIOS EXTERNOS
TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
Táxi
Nome da Agência:
Associação Taxistas ilha do Pico
Telefone de Contacto:
292623358

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TÚRISTICO
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

Classificada em 2004 como Património Mundial da UNESCO, esta paisagem ilustra uma resposta única dos primeiros colonos no século XV que através da vinicultura transformaram uma paisagem rochosa e aparentemente improdutiva, num mosaico de pequenos talhões cintados de muros de pedra, testemunho do trabalho de gerações de pequenos agricultores que, num ambiente hostil, conseguiram criar um modo de vida e um vinho de grande qualidade.
gps: 38,5064 -28,52102
distância: 10km


ROTAS ASSOCIADAS
Geoparques em Portugal

Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios com locais e paisagens de importância geológica internacional, que combinam a protecção e promoção do seu património com desenvolvimento sustentável. São locais singulares em que as memórias mais antigas têm milhões de anos e que incluem locais-chave que testemunham a evolução do nosso planeta. Estes territórios são classificados pela UNESCO, no âmbito do Programa Internacional Geociências e Geoparques. Espalhados por todos os continentes, os geoparques são muito mais do que áreas de relevância patrimonial. São territórios dinâmicos dos quais as comunidades locais fazem parte, onde a natureza, a história e a cultura se entrelaçam.  Em Portugal existem actualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020).  O Geoparque do Litoral de Viana do Castelo está a preparar a futura candidatura mas o seu nível de implementação no território, nomeadamente a oferta educativa que já hoje desenvolve, levaram à sua inclusão no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, naturalmente sem o estatuto que a UNESCO confere aos restantes territórios. Por outro lado, estão a ser desenvolvidas novas candidaturas, com vários projectos no Oeste, Algarve e Figueira da Foz, que a seu tempo poderão ter a devida presença nesta plataforma.   Visitar os geoparques portugueses é embarcar numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de formação e destruição de montanhas e mares, de aparecimento e extinção de espécies, de ocorrência de profundas alterações climáticas, de grandes erupções vulcânicas... até aos dias de hoje e à relação do Homem com o planeta.  Nesta página do ROTEIRO o visitante encontra uma proposta de itinerário para visitar dos mais significativos Pontos em cada geoparque nacional, incluindo, naturalmente, o localizado na Região Autónoma dos Açores.  Faça uma "boa viagem" no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e  Geológico de Portugal e descubra ao longo do território nacional os interessantes locais que lhe damos a conhecer.  



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR