Inicio / Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO / Morfologias Graníticas da Serra da Gardunha, Louriçal do Campo (ponto de partida)

Morfologias Graníticas da Serra da Gardunha, Louriçal do Campo (ponto de partida)

Um colosso de granito ergue-se abruptamente sobre o vasto plano de Castelo Branco, atingindo os 1227 m na sua altitude. Rodeada de um anel de pinhal até aos 800 m, os seus cumes despidos lembram castelo arruinados. São frequentes estas acumulações de morfologias graníticas, blocos graníticos moldados pela circulação de água subterrânea, respeitando o sistema de fracturas que lhes dão origem, conhecidas por Caos de Blocos.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: não se aplica
Localidade: Louriçal do Campo (ponto de partida)
Código Postal: 0 - 000
Telefone: 272320176
Correio Eletrónico: geral@naturtejo.com
Website: http://www.naturtejo.com
FUNCIONAMENTO
Local público, sem horário e valor de entrada definidos.
ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e não pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
As visitas guiadas por técnicos especializados do Geopark Naturtejo são pagas consoante o número de participantes.

Modo de Realização:
A pé

Nível de Dificuldade:
Alta

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
2
Número Maximo de Pessoa por grupos:
0
Observações:
Por marcação antecipada

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
Por marcação antecipada
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Curiosidade geológica
INTERESSE GEOLÓGICO / MINEIRO
História Parimónio:
-

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
"Património geomorfológico da vertente meridional da Serra da Gardunha (Castelo Branco): potencialidades e ameaças"

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
Folheto do Percurso Pedestre "Rota da Gardunha"

Programas de Voluntariado:
-
SERVIÇO EDUCATIVO
Descrição da Actividade:
Programas Educativos do Geopark Naturtejo disponíveis em www.naturtejo.com. O Programa "Ao encontro de curiosas formas graníticas do Castelo Velho, na Serra da Gardunha", inicia-se no Casal da Serra, percorrendo a Rota da Gardunha até à zona do Castelo Velho em busca das curiosas formas graníticas moldadas pela água. No regresso à aldeia cruza-se vários cursos de água. É por isso que, nesta serra, são exploradas águas que são engarrafadas e que bebemos tantas vezes à nossa mesa.

Público objetivo:
Professores e alunos de todos os níveis de ensino

Custo da Actividade:
3.5€

Horário Semanal:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Excepções:
Os Programas Educativos têm de se marcados antecipadamente através de programas_educativos@naturtejo.com. Custo a partir de 3,5 euros para escolas do território do Geopark Naturtejo. O preço é variável com a escolha opcional das actividades de desporto de natureza.

Observações:
A abordagem aos conteúdos pedagógicos, adaptada aos vários níveis de ensino, é realizada por monitores do Geopark Naturtejo que apresentam qualificação superior científico-pedagógica, na área das Geociências

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
T. Rodoviário
Nome da Agência:
Rodoviária da Beira Interior
Telefone de Contacto:
272340120

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TÚRISTICO
ROTAS ASSOCIADAS
Geoparques em Portugal

Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios com locais e paisagens de importância geológica internacional, que combinam a protecção e promoção do seu património com desenvolvimento sustentável. São locais singulares em que as memórias mais antigas têm milhões de anos e que incluem locais-chave que testemunham a evolução do nosso planeta. Estes territórios são classificados pela UNESCO, no âmbito do Programa Internacional Geociências e Geoparques. Espalhados por todos os continentes, os geoparques são muito mais do que áreas de relevância patrimonial. São territórios dinâmicos dos quais as comunidades locais fazem parte, onde a natureza, a história e a cultura se entrelaçam.  Em Portugal existem actualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020).  O Geoparque do Litoral de Viana do Castelo está a preparar a futura candidatura mas o seu nível de implementação no território, nomeadamente a oferta educativa que já hoje desenvolve, levaram à sua inclusão no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, naturalmente sem o estatuto que a UNESCO confere aos restantes territórios. Por outro lado, estão a ser desenvolvidas novas candidaturas, com vários projectos no Oeste, Algarve e Figueira da Foz, que a seu tempo poderão ter a devida presença nesta plataforma.   Visitar os geoparques portugueses é embarcar numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de formação e destruição de montanhas e mares, de aparecimento e extinção de espécies, de ocorrência de profundas alterações climáticas, de grandes erupções vulcânicas... até aos dias de hoje e à relação do Homem com o planeta.  Nesta página do ROTEIRO o visitante encontra uma proposta de itinerário para visitar dos mais significativos Pontos em cada geoparque nacional, incluindo, naturalmente, o localizado na Região Autónoma dos Açores.  Faça uma "boa viagem" no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e  Geológico de Portugal e descubra ao longo do território nacional os interessantes locais que lhe damos a conhecer.  



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR
Loja de Cristais das Minas da Panasqueira
Image

Loja de minerais e produtos de artesanato exclusivos das Minas da Panasqueira.

Museu do Canteiro

A exposição permanente "O Labor do Canteiro" desenvolve-se ao longo de um percurso que acompanha as fases de intervenção sobre a pedra com vista à produção de cantarias. Mostram-se os utensílios mais antigos e tradicionais usados pelos cant ...

Varanda dos Carqueijais (Geossítio)
Image

Deste local desfruta-se de uma magnífica vista panorâmica sobre a Cova da Beira e mais longe, para a plataforma de Castelo Branco. Estas foram as superfícies que há cerca de 10 milhões de anos deram origem à serra da Estrela, levantada entr ...