Inicio / Museu do Quartzo - Centro de Interpretação Galopim de Carvalho / Museu do Quartzo  -  Centro de Interpretação Galopim de Carvalho, Viseu

Museu do Quartzo  -  Centro de Interpretação Galopim de Carvalho, Viseu

O Museu foi concebido com dois pisos, disponibiliza uma área total de 1240 metros quadrados. O edifício, conta com um piso inferior, onde se destaca a exposição permanente dedicada ao quartzo, com uma forte componente interativa onde o mineral é explorado em toda a sua importância mineralógica, geológica e económica. O primeiro piso disponibiliza também um auditório, uma sala de estudo e uma biblioteca. O piso superior do edifício conta com uma área para exposições temporárias, uma área adaptada para experimentação pedagógica e um espaço para os mais pequenos - Rochas, Rochinhas, Minerais e Miúdos.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: Monte de Santa Luzia
Localidade: Viseu
Código Postal: 3500 - 415
Telefone: 232450163
Correio Eletrónico: museudoquartzo@cmviseu.pt
Website: http://www.cm-viseu.pt
FUNCIONAMENTO
Horário Semanal:
terça, quarta, quinta, sexta
Das 12:00:00 às -.
Das 17:00:00 às -.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 10:00:00 às 12:00:00.
Das 14:00:00 às 17:00:00.

Excepções:
-

Entrada Paga:
0€

Política de Descontos:
-

ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
-

Modo de Realização:
-

Nível de Dificuldade:
-

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
10
Número Maximo de Pessoa por grupos:
60
Observações:
-

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
Visitas guiadas para grupos mediante marcação prévia
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Museus
MUSEU / CENTRO INTERPRETAÇÃO
História do Museu / Centro Interpretação:
O Museu do Quartzo pretende suscitar interesse pelo património geológico como parte integrante do património natural, promovendo a sua proteção, preservação e valorização. Visa dar a conhecer a geologia regional e o quartzo no contexto geológico e mineralógico e constituir-se como mais-valia pedagógico-didática para os vários níveis de escolaridade. O projeto em que se enquadra o Museu do Quartzo visou a requalificação do Monte de Santa Luzia, que durante alguns anos, foi alvo de exploração desse mineral. O aproveitamento deste recurso deixou uma cratera, como que uma janela aberta na crosta terrestre que vale a pena observar. Por solicitação da Câmara Municipal de Viseu, o Museu Nacional de História Natural, da Universidade de Lisboa, concebeu um projeto de valorização do sítio, envolvendo a sua aceitação como um geomonumento.

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
-

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
-

Programas de Voluntariado:
-
SERVIÇO EDUCATIVO
Descrição da Actividade:
Visitas guiadas à exposição permanente Visitas guiadas às exposições temporárias Atividades experimentais Oficinas de leitura de contos

Público objetivo:
Pré-escolar ao ensino universitário

Custo da Actividade:
0€

Horário Semanal:
terça, quarta, quinta, sexta
Das 10:00:00 às 12:00:00.
Das 14:00:00 às 17:00:00.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Excepções:
-

Observações:
-

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
T. Rodoviário
Nome da Agência:
Serviço de Transportes Urbanos de Viseu
Telefone de Contacto:
232423155

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TÚRISTICO
Museu Grão Vasco

Instalado no antigo Paço Episcopal, totalmente renovado pela mão do arquitecto Souto Moura, o Museu Grão Vasco é hoje um museu de visita obrigatória não só pela colecção de pintura quinhentista da autoria de Vasco Fernandes, o Grão Vasco (c.1475-1542) e da sua oficina, como pela pintura portuguesa dos sécs. XIX e XX, os exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário, e um conjunto de objectos e suportes figurativos originalmente destinados a práticas litúrgicas.
gps: 40,657545 -7,914279
distância: 10km


Catedral de Viseu

A catedral revela uma variedade de estilos arquitectónicos que reflectem o tempo que demorou a sua construção e o facto de a fachada de estilo manuelino ter sido parcialmente destruída por um forte temporal, em 1635, que apenas manteve intacta a Torre do Relógio, de estilo românico-gótico.
gps: 40,393503 -7,543995
distância: 10km


Museu Tesouro da Misericórdia

Designa-se por Tesouro da Misericórdia o núcleo museológico da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, patente na ala norte da Igreja da Misericórdia. Nele se expõe um significativo corpo de bens que, ao longo de quase cinco séculos de vida desta irmandade, serviram para dar cumprimento à sua diversificada missão de serviço que tocava a ajuda compendiada nas obras de Misericórdia posta em acto junto de quem, entre os homens, mais carecido estivesse.
gps: 40,659629 -7,911353
distância: 10km


Estátua e Cava de Viriato

Na Cava de Viriato terá possivelmente existido um acampamento militar romano situado num ponto de confluência de várias vias de comunicação. De acordo com investigações recentes o local poderá ter sido posteriormente utilizado pelos muçulmanos como "cidade – acampamento" durante a época de Al-Mansur. No local foi erigido um monumento a Viriato, chefe da resistência dos povos peninsulares aos invasores romanos.  
gps: 40,665383 -7,912568
distância: 9km


Parque do Fontelo

Grande zona verde ocupando uma vasta área a nascente da cidade, fazia parte da Quinta do Paço dos Bispos. A mata é rica em espécies vegetais e árvores com destaque para castanheiros e carvalhos. Está dotado de um conjunto de equipamentos desportivos – campos de futebol, campo de ténis, piscinas e circuito de manutenção.
gps: 40,394 7,5405
distância: 10km


Parque Aquilino Ribeiro

Um pulmão verde com grandes árvores e outras espécies vegetais, em pleno centro da cidade.
gps: 40,3918 7,5459
distância: 10km


ROTAS ASSOCIADAS
SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR
Complexo mineiro da Poça da Cadela, Regoufe (Geossítio)

Desde começos do séc. XX que os "Manifestos de Minas" declararam numerosas áreas de interesse metalífero na freguesia de Regoufe, que a 9 de Janeiro de 1915 obtém o alvará de exploração para a "Mina de Regoufe" ou Poça da Cadela sobre a alç ...