Inicio / Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO / Parque Icnológico de Penha Garcia, Penha Garcia

Parque Icnológico de Penha Garcia, Penha Garcia

O Parque Icnológico de Penha Garcia é um dos ex-libris do Geopark Naturtejo e a sua história geológica remonta há 480 milhões de anos, quando a região era banhada por um oceano pouco profundo, cheio de vida, na margem do supercontinente Gondwana. Actualmente é visível uma sucessão desses fundos oceânicos em camadas verticais, erguidas pela intensa deformação, de origem Varisca. Estas camadas estão pautadas de fantásticos vestígios da actividade das trilobites (Cruziana) e de outros seres, alguns com proporções gigantescas. Penha Garcia é um local de excelência para a observação de icnofósseis (marcas da actividade dos seres vivos) que abundam e apresentam boas condições de preservação. Os melhores pontos para observação genérica do geomonumento são o Miradouro da Igreja, o Castelo de Penha Garcia, a Barragem e o acesso ao Pego. Para uma visita em detalhe sugere-se o percurso pedestre "Rota dos Fósseis" onde se percorre do oceano à montanha, a evolução geológica de uma paisagem única, da história das gentes e da cultura enraizada na Natureza.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: não se aplica
Localidade: Penha Garcia
Código Postal: 6060 - 307
Telefone: 272320176
Correio Eletrónico: geral@naturtejo.com
Website: http://www.naturtejo.com
FUNCIONAMENTO
Local público, sem horário e valor de entrada definidos.
ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
As visitas guiadas por técnicos especializados do Geopark Naturtejo são pagas consoante o número de participantes.

Modo de Realização:
A pé

Nível de Dificuldade:
Média

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
2
Número Maximo de Pessoa por grupos:
0
Observações:
Por marcação antecipada

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
Por marcação antecipada
EQUIPAMENTO EXISTENTE
Curiosidade geológica
INTERESSE GEOLÓGICO / MINEIRO
História Parimónio:
-

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
Neto de Carvalho, C. (2006) - Roller coaster behaviour in the Cruziana rugosa group from Penha Garcia (Portugal): implications for the feeding program of Trilobites. Ichnos, 13(4): 255-265.

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
Brochura "Parque Icnológico de Penha Garcia"

Programas de Voluntariado:
-
SERVIÇO EDUCATIVO
Descrição da Actividade:
Programas Educativos do Geopark Naturtejo disponíveis em www.naturtejo.com. O Programa "Na Rota dos Fósseis de Penha Garcia em busca dos vestígios das Trilobites (Cruziana)" faz-se um recuo no tempo 480 Ma. Os alunos observam a exposição temporária "O mundo das trilobites de Sam Gon III" no futuro Museu do Paleozóico, lêem a paisagem a partir do miradouro do Castelo templário, analisam inúmeros icnofósseis produzidos por Trilobites, designados por Cruziana, magnificamente expostos nas escarpas quartzíticas do canhão fluvial do Ponsul, entram na "Casa dos Fósseis" e visitam os moinhos de rodízio. Para alunos a partir do 3º ciclo existe o Programa "Os fósseis de Penha Garcia e os barrocais de Monsanto" que conjuga a Rota dos Fósseis com o Inselberg de Monsanto.

Público objetivo:
Professores e alunos de todos os níveis de ensino

Custo da Actividade:
3.5€

Horário Semanal:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Excepções:
Os Programas Educativos têm de ser marcados antecipadamente através de programas_educativos@naturtejo.com. Custo a partir de 3,5 euros para escolas do território do Geopark Naturtejo. O preço é variável com a escolha opcional das actividades de desporto de natureza.

Observações:
A abordagem aos conteúdos pedagógicos, adaptada aos vários níveis de ensino, é realizada por monitores do Geopark Naturtejo que apresentam qualificação superior científico-pedagógica, na área das Geociências

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
T. Rodoviário
Nome da Agência:
Rodoviária da Beira Interior
Telefone de Contacto:
272340120

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TÚRISTICO
Aldeia Histórica de Monsanto

A aldeia de Monsanto proporciona uma experiência única para quem por ela passa. Ergue-se no alto da colina, descendo por estreitas e sinuosas ruas até ao sopé do monte. Para além das esplendorosas casas de granito e xisto destacam-se como atrativos turísticos a Igreja da Misericórdia, a Torre do Relógio, o Castelo, entre outros.
gps: 40,0387 -7,1156
distância: 11km


Lagares de Proença-a-Velha

Este complexo é um notável exemplo da síntese arquitetónica e funcional onde se concentram aspetos relacionados com o trabalho das unidades latifundiárias. Incorpora dois lagares de azeite, uma palheira que funciona como espaço de exposição, área para workshops e ateliers, entre outros. Realiza visitas guiadas e certames de divulgação de tradições e produtos locais.
gps: 40,02507 -7,23979
distância: 21km


Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha

Fundada pelos romanos no final do século I a.C., é uma aldeia tipicamente beirã, cheia de tradição e testemunhos históricos. O isolamento a que foi sujeita permitiu-lhe preservar muitos dos seus pontos de interesse, entrando assim para o grupo restrito das aldeias históricas de Portugal. A sua preservação e requalificação torna-a num ponto de passagem obrigatório por quem visita a região.
gps: 39,99664 -7,14382
distância: 22km


ROTAS ASSOCIADAS
Geoparques em Portugal

Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios com locais e paisagens de importância geológica internacional, que combinam a protecção e promoção do seu património com desenvolvimento sustentável. São locais singulares em que as memórias mais antigas têm milhões de anos e que incluem locais-chave que testemunham a evolução do nosso planeta. Estes territórios são classificados pela UNESCO, no âmbito do Programa Internacional Geociências e Geoparques. Espalhados por todos os continentes, os geoparques são muito mais do que áreas de relevância patrimonial. São territórios dinâmicos dos quais as comunidades locais fazem parte, onde a natureza, a história e a cultura se entrelaçam.  Em Portugal existem actualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020).  O Geoparque do Litoral de Viana do Castelo está a preparar a futura candidatura mas o seu nível de implementação no território, nomeadamente a oferta educativa que já hoje desenvolve, levaram à sua inclusão no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, naturalmente sem o estatuto que a UNESCO confere aos restantes territórios. Por outro lado, estão a ser desenvolvidas novas candidaturas, com vários projectos no Oeste, Algarve e Figueira da Foz, que a seu tempo poderão ter a devida presença nesta plataforma.   Visitar os geoparques portugueses é embarcar numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de formação e destruição de montanhas e mares, de aparecimento e extinção de espécies, de ocorrência de profundas alterações climáticas, de grandes erupções vulcânicas... até aos dias de hoje e à relação do Homem com o planeta.  Nesta página do ROTEIRO o visitante encontra uma proposta de itinerário para visitar dos mais significativos Pontos em cada geoparque nacional, incluindo, naturalmente, o localizado na Região Autónoma dos Açores.  Faça uma "boa viagem" no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e  Geológico de Portugal e descubra ao longo do território nacional os interessantes locais que lhe damos a conhecer.  



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR