Receção | Grupo D, Borralha

Ponto central de toda a aldeia mineira, recentemente musealizado. Os seus edifícios tiveram várias utilizações ao longo dos anos, destacando-se a padaria e o cinema. Nesta área foi construído ( conclusão em 1941 ) um poço vertical (duplo), com guincho, para extração do minério em bruto, com duas entradas de mina, integradas numa "fachada" em alvenaria e pedra. Ao lado destas entradas da mina, foi originalmente construído, nos anos de 1939/1940, um edifício de um piso destinado a padaria, para confeção e venda de pão, com dois fornos e uma chaminé imponente, em tijolo. O edifício da padaria possuía um anexo destinado a armazenamento. Frente a este edifício da padaria, na década de 1940, foi construído um outro, também de um piso, marginando o rio, destinado a escritório do grupo D e ferramentaria. A área restante do edifício da padaria propriamente dita foi, no início da década de 1980, adaptada á sede do grupo desportivo local, dispondo de um bar para utilização pública. O edifício marginando o rio, destinado a escritório do grupo D e ferramentaria foi, ao longo dos anos, sofrendo ampliações, tendo sido utilizado para escritório e área dos serviços de apoio técnico á exploração do grupo D, para albergar algum pessoal ligado á Escola Profissional, para sede dos sindicatos, para arrecadações diversas e outros fins.

CARATERÍSTICAS

LOCALIZAÇÃO
Morada: Rua Central n. 10
Localidade: Borralha
Código Postal: 5470 - 407
Telefone: 276009141
Correio Eletrónico: minasborralha@ecomuseu.org
Website: http://www.ecomuseu.org
FUNCIONAMENTO
Horário Semanal:
segunda, terça, quarta, quinta, sexta
Das 13:00:00 às -.
Das 18:00:00 às -.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 10:00:00 às 13:00:00.
Das 14:00:00 às 18:00:00.

Excepções:
-

Entrada Paga:
0€

Política de Descontos:
-

ORGANIZAÇÃO DA VISITA
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.

Condições Específicas:
-

Modo de Realização:
-

Nível de Dificuldade:
-

Visita para grupos:
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos:
3
Número Maximo de Pessoa por grupos:
30
Observações:
Caso o grupo exceda o número referido será dividido em dois ou mais.

Visitas guiadas:
Sim
Observações:
-
EQUIPAMENTO EXISTENTE
MUSEU / CENTRO INTERPRETAÇÃO
História do Museu / Centro Interpretação:
-

Programa de Actividades:
-

Valência de Estudo e Investigação:
-

Recursos Audiovisuais e Multimédia:
-

Programas de Voluntariado:
-
SERVIÇO EDUCATIVO
Descrição da Actividade:
Durante o mês de Julho, o Centro Interpretativo das Minas da Borralha oferece diversas atividades para todas as crianças que estejam interessadas em participar.

Público objetivo:
Crianças dos 6 aos 15 anos.

Custo da Actividade:
0€

Horário Semanal:
segunda, terça, quarta, quinta, sexta
Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 14:00:00 às 17:00:00.

Horário Fim de Semana e Feriados:

Das 00:00:00 às 00:00:00.
Das 00:00:00 às 00:00:00.

Excepções:
-

Observações:
É necessária inscrição prévia.

TRANSPORTE
Tipo de Transporte:
T. Rodoviário
Nome da Agência:
Transdev
Telefone de Contacto:
253662226

Parque destinado a viaturas privadas:
Sim

SÍTIOS DE INTERESSE TURÍSTICO
Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão

Instalado numa antiga casa senhorial, que pertenceu ao Capitão da aldeia, representante da autoridade e do poder, a nível local, este polo do Ecomuseu de Barroso, em Salto, representa algumas das atividades tradicionais mais emblemáticas. Neste espaço foram recolhidas, tratadas e inventariadas mais de mil peças. Estas, doadas pelos habitantes da freguesia, deram origem a um polo etnográfico, que permite uma visita ao que seria uma casa típica barrosã.
gps: 41,638427 -7,944793
distância: 6km


Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes

A sede do Ecomuseu de Barroso está instalada na envolvente do castelo de Montalegre. Concentra as funções de natureza organizativa, com vista à dinamização e à gestão do "museu vivo". Simultaneamente, serve como porta de entrada na identidade de uma região - Barroso -, valorizando aquilo que esta tem de mais autêntico e genuíno: a população e o património, sem descurar a preservação dos conhecimentos técnicos, saberes locais e formação de valores.
gps: 41,82538 -7,791367
distância: 38km


Igreja Velha de Salto

A antiga Igreja matriz de Salto, é um edifício de traça romântica. É possível ver vestígios da necrópole dos tempos medievais, testemunhos da antiga prática de enterrar os paroquianos no adro envolvente da igreja. No interior estão as estátuas de Nossa Senhora do Pranto e do Beato D. Nuno.
gps: 41,639397 -7,94525
distância: 5km


Ponte da Misarela

Também conhecida pela Ponte do Diabo, a Ponte da Misarela localiza-se sobre o rio Rabagão na freguesia de Ferral. Foi erguida na Idade Média e reconstruída no início do século XIX.
gps: 41,694794 -8,019601
distância: 16km


Ecomuseu de Barroso - Vezeira e a Serra

Denominado "Vezeira e a Serra", este centro interpretativo localizado em Fafião, visa promover o território inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês. É objetivo deste projeto a dinamização do tecido económico, com a criação de um equilíbrio entre a atividade pastoril e turística. Com a criação de rota temáticas, vai ser possível que os turistas tenham contacto com as cabanas dos pastores, as lagoas, os currais, os lagares e os moinhos.
gps: 41,70059 -8,090666
distância: 22km


ROTAS ASSOCIADAS
Rota do Volfrâmio

A história do século XX fica profundamente marcada pela corrida ao armamento e pelas duas Guerras Mundiais que assolaram o continente europeu.  Integrado no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, a Rota do Volfrâmio apresenta os diferentes espaços ligados a este mineral.  Percorrer esta rota é conhecer os marcos deste período que se preservam na paisagem, a história e a ciência que lhes estão associadas, mas também as memórias e imagens que permanecem no seio das suas comunidades.   



SUGESTÕES DO ROTEIRO - OUTROS PONTOS PRÓXIMOS A VISITAR
Museu do Volfrâmio de Cerva
Image

A exploração mineira foi, ao longo de séculos, uma atividade importante no seio do território que hoje compõe o concelho de Ribeira de Pena. Várias minas de estanho evidenciam a extração deste metal desde os povos da Antiguidade. Mas é a ex ...