GEOPALCOS O Osso do Mar - Instalação Artística, Visual e Sonora na Mina de Sal-gema (Loulé)
O Osso do Mar - Instalação Artística, Visual e Sonora - por Miguel Cheta, Christine Henry e João Caiano é um projecto artístico multidisciplinar, colaborativo e site-specific composto por objectos escultóricos/instalações, imagem em movimento, som e performance projectados para a Mina de Sal-gema, em Loulé, situada a 230 metros de profundidade, um lugar inusitado para a apresentação e fruição de arte contemporânea.
Exibições duas vezes, por semana, às 10:30 de terça-feira e sexta-feira entre 23 de junho e 31 de agosto de 2021. Trinta vagas disponíveis por sessão.
A visita à exposição abre a possibilidade de aquisição de ingresso, com valor de residente no Concelho de Loulé, para visita à mina, no mesmo dia, num dos dois horários da parte da tarde, mediante disponibilidade de vagas. O ingresso da visita à mina deve ser pago no fim da visita à Instalação Artística, Visual e Sonora - O Osso do Mar
Bilhetes gratuitos para a exposição, disponíveis em www.TechSalt.pt.
CARVÃO DE AÇO - FOTOGRAFIA DE ADRIANO MIRANDA
O Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra apresenta na sua Science Photo Gallery a exposição Carvão de Aço, fotografia de Adriano Miranda, fotojornalista no jornal Público desde 1997.
Em 1992, Adriano Miranda era estudante no curso de Fotografia na AR.CO em Lisboa. Entre muitos projetos académicos, entregou-se de alma e coração a recolher imagens nas Minas do Pejão em Castelo de Paiva, propósito que se prolongou até 1994, ano do encerramento do complexo mineiro. Passados 25 anos, os milhares de negativos a preto e branco voltaram à luz do dia dando origem à exposição Carvão de Aço, um memorial aos homens e mulheres que trabalharam nas minas de carvão do Pejão.
Carvão de Aço é uma exposição temporária promovida pelo ROTEIRO DAS MINAS E PONTOS DE INTERESSE MINEIRO E GEOLÓGICO DE PORTUGAL, que agora pode ser visitada na Science Photo Gallery do Exploratório até final de junho de 2021.
A Science Photo Gallery
Science Photo Gallery é uma galeria do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra adaptada para receber exposições das mais diversas origens, cuja tónica se relacione com a ciência e a tecnologia. Ao longo do ano a Science Photo Gallery alberga diversas exposições temporárias e de caráter gratuito.
A entrada é livre!
EXPLORATÓRIO - CENTRO CIÊNCIA VIVA COIMBRA
Rotunda das Lages, Parque Verde do Mondego
3040 - 255 COIMBRA
Coordenadas geográficas: 40° 11' 49" N, 8° 25' 45" W
Telefone: 239 703897
Correio electrónico: geral@exploratorio.pt // visitas@exploratorio.pt
https://www.exploratorio.pt
ROCHAS e MINERAIS- NORTE PORTUGAL
A exposição 'ROCHAS e MINERAIS - NORTE PORTUGAL' apresenta uma colecção de materiais geológicos dos Parceiros da Região Norte do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. Esta exposição chega agora ao Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, em pleno Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, região com importantes geomonumentos, como as Portas de Almourão ou o Miradouro Geomorfológico das Corgas.
Centro Ciência Viva da Floresta
Estrada Nacional 241
Moitas
6150-345 Proença-a-Nova
Telefone 274 670 220
Correio Eletrónico info@floresta.cienciaviva.pt
Iniciativa local do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO
EXPOSIÇÕES ITINERANTES DOS PARCEIROS
As exposições itinerantes
CARVÂO DE AÇO, fotografias de Adriano Miranda;
ROCHAS E MINERAIS - NORTE DE PORTUGAL;
1º ENCONTRO FOTOGRÁFICO EM CAVIDADES ARTIFICIAIS, GEM – Grupo de Espeleologia a Montanhismo;
promovidas pelos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, prosseguem o seu caminho.
Consulte o website do ROTEIRO para a cada momento as localizar.
ROCKS AND MINERALS - NORTH OF PORTUGAL
The itinerant exhibition, promoted by the north region Partners of the Guide of the Portuguese Geological and Mines Sites - "Rocks and Minerals - North of Portugal" - can be seen at Montalegre, at the Barroso Ecomuseum .
"Rocks and minerals - North of Portugal" is an exhibition promoted by the Partners: Arouca, Boticas, Gondomar, Macedo de Cavaleiros, Marco de Canavezes , Matosinhos, Montalegre, Paredes, Porto, Torre de Moncorvo, Valongo, Vila Pouca de Aguiar and Vila Real, with the support of the Regional Tourism Authority of Porto and Northern Portugal.
It is exhibited at the Porto & Norte Tourism Store, at the headquarters of the Barroso Ecomuseum - Espaço Padre Fontes, in Montalegre, between 7 January and 7 March 2019.
http://www.roteirodeminas.pt/exptemp.aspx?v=03a15bf7-9cea-46db-8187-d62e7b077d68
MINERAÇÃO ROMANA EM VALONGO
No Museu Municipal de Valongo, visite a exposição temporária
“MINERAÇÃO ROMANA EM VALONGO”
A Exposição «Mineração Romana em Valongo» nasceu da vontade de dar a conhecer o maior complexo subterrâneo de mineração aurífera do Império Romano.
Nesta mostra tenta-se concentrar cerca de 2.000 anos de história, e dar a conhecer um património subterrâneo quase inalcançável pelo cidadão comum numa viagem no tempo, que propicia ao visitante o contacto com o ouro, com vestígios e réplicas de artefactos.
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Valongo
Mais informações também AQUI
TRILOBITES EM VALONGO, UM RASTO DE HISTÓRIA
No Fórum Cultural de Ermesinde (Valongo) visite a exposição temporária
TRILOBITES EM VALONGO, UM RASTO DE HISTÓRIA
A exposição dá a conhecer uma das espécies de fascinantes seres marinhos que habitaram o nosso planeta há centenas de milhões de anos, muito antes do aparecimento dos dinossauros.
Os visitantes podem observar fosseis de trilobites provenientes de diferentes locais do mundo, além de curiosidades do seu habitat e morfologia.
Podem ainda apreciar algumas peças escultóricas do artista plástico Carlos Dias e ilustrações do Arqt. Telmo Quadros.
Apoio: Museu História Natural e da Ciência / UP
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Valongo
Mais informações também AQUI
"1º Encontro Fotográfico em Cavidades Artificiais", no PAVT Bobadela (Boticas)
1º Encontro Fotográfico em Cavidades Artificiais, Bobadela
O Município de Boticas, através do PAVT - Parque Arqueológico do Vale do Terva, no âmbito da parceria com o Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, e da iniciativa da Câmara Municipal de Valongo, terá patente ao publico a exposição "1º Encontro Fotográfico em Cavidades Artificiais", de 1 a 13 de Novembro no átrio dos Paços do Concelho e de 14 de Novembro a 29 de Dezembro no CI PAVT (Bobadela).
"1st Photographic Meeting in Artificial Cavities" , PAVT Bobadela (Boticas)
"1st Photographic Meeting in Artificial Cavities" , Bobadela
The Municipality of Boticas, through the PAVT - Archaeological Park of Vale do Terva and within the scope of the partnership with the Mine Route and Points of Mineral and Geological Interest of Portugal and the Municipality of Valongo, will show the public the exhibition "1st Photographic Meeting in Artificial Cavities" from November 1 to 13 in the Hall of the Municipal Paços and from November 14 to December 29 at CI PAVT (Bobadela).
Carvão de Aço - Exposição de fotografia de Adriano Miranda, no Museu Mineiro – Casa da Malta em São Pedro da Cova (Gondomar)
Com o objetivo de retratar o ainda existente trabalho infantil nas empresas portuguesas de 1992, Adriano Miranda desce ao mundo subterrâneo nas Minas de Carvão do Pejão onde encontra uma realidade mais crua: uma escuridão brutal, com homens "duros" e pintados pelo negro do carvão.
Foi esta a realidade que registou através da lente da sua máquina fotográfica e que hoje apresenta na exposição "Carvão de Aço".
A exposição pode ser visitada até dia 29 de novembro, com entrada livre.
Á Descoberta do Mundo Subterrâneo, em São Pedro da Cova (Gondomar)
Esta exposição visa divulgar um património único e enigmático que tem provocado crescente curiosidade entre o público em geral e estará patente no Museu Mineiro de São Pedro da Cova entre o dia 21 de julho e 9 de setembro, com entrada livre. Visite-a!
Á Descoberta do Mundo Subterrâneo, São Pedro da Cova (Gondomar)
This exhibition aims to divulge a unique and enigmatic heritage that has provoked growing curiosity among the public in general and will be evident in the Mineiro Museum of São Pedro da Cova between July 21 and September 9, with free admission. Visit her!
Exposição "Geopark Naturtejo: A Rocha que nos une" nas Grutas da Moeda
As Grutas da Moeda, em São Mamede, no concelho da Batalha, a dois quilómetros de Fátima, têm patente até 29 de Outubro uma exposição dedicada ao património geológico do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO.
As Grutas da Moeda e o Geopark Naturtejo pretendem aproximar estas duas regiões do Centro de Portugal, ricas em património natural, cultural, trabalhando em parceria para melhor promover as potencialidades do Centro do país.
Esta exposição traz às Grutas da Moeda paisagens antigas, seres vivos extintos e uma história repleta de episódios a desvendar no Geopark Naturtejo.
"Foi Assim Há 40 Anos", São Pedro da Cova (Gondomar)
"Foi Assim Há 40 Anos", São Pedro da Cova (Gondomar)
Exposição de fotografia sobre o filme "São Pedro da Cova" de 1976, realizado por Rui Simões. É uma exposição composta por fotografias recolhidas à época da realização do filme, e uma escolha pessoal do realizador, que seleccionou 31 fotografias de vários momentos da gravação do filme, das gentes mineiras, da equipa de filmagem e seus colaboradores.
Patente até 22 de Abril de 2017 no: Museu Mineiro de S. Pedro da Cova – Casa da malta (Gondomar)
Rua de Vila Verde, n.º 253
4510-457 São Pedro da Cova
Telefone: 935663998
Correio electrónico: museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt
Website: http://fanzeres-saopedrodacova.pt
Novas exposições no Centro Ciência Viva de Estremoz
Novas exposições no Centro Ciência Viva de Estremoz
Um “centro de ciência viva” é um local onde a ciência e a tecnologia rompem as paredes dos laboratórios que normalmente os confinam, indo ao encontro dos seus visitantes. Um local onde é possível interagir com o que está exposto; tocar, experimentar, descobrir . . .
No quadro das actividades planeadas para o ano de 2017, o Centro Ciência Viva de Estremoz apresenta desde já o seu programa de exposições temporárias, algumas já abertas ao público. A consultar também na página do Centro Ciência Viva de Estremoz
no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.
Exposição itinerante “Rochas e Minerais - Minas e Geologia a Norte de Portugal”, no Museu Municipal de Valongo
A exposição itinerante Rochas e Minerais – Minas e Geologia a Norte de Portugal" pretende desvendar a riqueza geológica e mineira da região Norte do país, partindo de amostras de rochas e minerais dos vários locais dos Parceiros que integram o “Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal”.
UM OLHAR SOBRE A GEODIVERSIDADE DE VILA REAL: Geologia, Recursos e Património
No Museu de Geologia da UTAD, em Vila Real - UM OLHAR SOBRE A GEODIVERSIDADE DE VILA REAL: Geologia, Recursos e Património
A exposição é de interesse para todo o tipo de público quer estudantil (infantil, básico, secundário e universitário) quer geral, pois poderá ter vários níveis de leitura. São tratados diversos temas que explicam a geodiversidade da região de Vila Real, nomeadamente as litologias e estruturas tectónicas dominantes, a geomorfologia, os principais recursos geológicos e a sua utilização, a radioatividade natural, etc. A informação é distribuída por painéis e são usadas algumas rochas, minerais e peças que ajudam à compreensão dos visitantes.
Entre 10 de novembro de 2016 e 31 de outubro de 2017
Entrada livre de 2ª a 6ª feira das 9h00 às 17h30
Visitas guiadas por marcação: gci@utad.pt
Exposição itinerante ROCHAS e MINERAIS - NORTE PORTUGAL
A exposição "ROCHAS e MINERAIS NORTE PORTUGAL", organizada pelos Parceiros da Região Norte do ROTEIRO DAS MINAS E PONTOS DE INTERESSE MINEIRO E GEOLÓGICO DE PORTUGAL, chegou a Paredes. Estará até ao final do ano na Loja Interactiva de Turismo e no Centro de Informação da Rota do Românico (consultar horários e condições de marcação de visitas guiadas).
A exposição já esteve presente em Vila Pouca de Aguiar (Pedras Salgadas), em Boticas e mais recentemente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Até meados de 2018 percorrerá os restantes Locais da região pertencentes ao ROTEIRO.
Exposição de Fotografias do 1.º Encontro Fotográfico em Cavidades Artificiais promovido pelo GEM- Grupo de Espeleologia e Montanhismo, em Valongo
Esta exposição resulta do trabalho fotográfico dos participantes no 1º Encontro Fotográfico em Cavidades Artificiais, que decorreu durante os dias 16 e 17 de julho de 2016, em Valongo, promovido pelo GEM - Grupo de Espeleologia e Montanhismo.
Pretende divulgar e discutir o conceito de cavidades artificiais no âmbito da espeleologia e a partilha de noções e técnicas associadas à fotografia em meio cavernícola. Concomitantemente, através da divulgação de imagens deste mundo subterrâneo, pretendeu-se também despertar a sociedade, para a salvaguarda e preservação do património biológico, geológico e arqueológico que envolve as cavidades artificiais do Parque das Serras do Porto.
Morada
Museu Municipal de Valongo
Rua de São Mamede, s/n
Valongo
De 2016-10-15 a 2016-11-30
Aberto : terça, quarta, quinta e sexta. Das 09:00-12:30 e 14:00-17:30
Entrada Gratuita
Exposição temporária - ab initio – geologicamente (Penamacor)
Esta exposição aborda a Geodiversidade de Penamacor na perspectiva de integração do território concelhio no Geopark Naturtejo. O visitante poderá descobrir a história geológica do concelho de Penamacor, as principais rochas e minerais que aqui podem ser observadas e os geossítios que testemunham o património geológico da região e do Geopark Naturtejo.
No Museu Municipal Largo Tenente Coronel Júlio Rodrigues da Silva (ex-Quartel)
Até 2016-04-30
EVOLUÇÃO DA CARTOGRAFIA GEOLÓGICA: MATERIAIS E MÉTODOS
Ao longo de mais de 150 anos, os programas de levantamentos geológicos produziram mapas geológicos e geotemáticos (geomorfológicos, geotécnicos, hidrogeológicos...). Estas ferramentas essenciais ao desenvolvimento de qualquer país, fornecem-nos informação de base sobre a geologia do seu subsolo, permitindo estimar as suas potencialidades em recursos, correspondendo por isso, a um instrumento fundamental no ordenamento do território, em todas as suas vertentes - económica, ambiental e social. A exposição Evolução da Cartografia Geológica: Materiais e Métodos, pretende dar a conhecer o objecto da cartografia geológica e algumas das suas metodologias mais usadas, realçar o papel do geólogo como cartógrafo, mostrar o conjunto de conhecimentos necessários para a feitura de uma carta geológica e demonstrar o interesse e importância da cartografia para políticos e utilizadores em geral, como instrumentos técnico-científicos fundamentais. Da exposição constam vitrines (com materiais usados pelos geólogos nos trabalho s de campo, materiais de desenho usados no gabinete, amostras de rochas e minérios e publicações), pendões temáticos (planimetria, altimetria, colheita de amostras, preparação de lâminas delgadas, microscópio petrográfico, difracção de Raios X, notícia explicativa e evolução da Carta Geológica de Portugal à escala 1:500.000), posters (representação da superfície terrestre, projecções geográficas e cartográficas, fotografia aérea e fotointerpretação, mapas de conjunto de cartas a diferentes escalas e elaboração, leitura e utilização de cartas geológicas), bancadas interactivas (cartas topográficas e fotografias aéreas, observação de amostras de mão e ao microscópio, computador com acesso a cartografia digital) e cartografia temática variada.
No Museu de Geologia da UTAD (Vila Real) até 2015-10-31
Evolução; Portugal de Antes da História, Viseu
A enorme diversidade geográfica do território de Portugal é indissociável da sua grande variedade geológica; os granitos do Norte de Portugal, os xistos do Alentejo ou os calcários e argilas do litoral algarvio são apenas alguns dos exemplos. A aparente complexidade da Geologia de Portugal acessível a todos através de um conjunto experiências e de painéis de grandes dimensões associados a uma coleção de amostras de rochas de grande qualidade que exemplificam os principais momentos do nosso passado mais remoto. A forma ideal para perceber qual a relação entre a geologia de Portugal e a génese e destruição da Pangeia, o último supercontinente.
Até 2014-10-09 no Museu do Quartzo (Viseu)
A Luz que nos Ilumina
Exposição Temporária em S. Pedro da Cova (Gondomar), até 2014-04-19
Let´s rock and roll
Let´s rock and roll é uma exposição temporária presente no IST Lisboa
Exposição de espólio bibliográfico histórico do IST na Área das Geociências, com destaque para a obra "Mikrogeologie (1854)" de Christian Gottfried Erherenberg (1795-1877).
No dia 7 Junho 15H00 decorrerá uma sessão de palestras - "Let´s rock and roll" – Formas e mecanismos no limiar da vida: biomineralização.
No mesmo dia, entre as 17H00 e as 18H00 haverá um concerto musical com a Banda M´pex
"O Micromundo das Rochas e Minerais" no Museu de Geologia da UTAD
Museu de Geologia da UTAD,
Quinta de Prados em Vila Real
- Dar a conhecer aos alunos da UTAD e das escolas da região e também ao grande público algumas metodologias usadas em geologia (observação ao microscópio petrográfico com luz transmitida e refletida de lâminas delgadas e polidas) para identificação dos minerais, minérios e rochas.
Data Inicio - 2013-03-12 Data Fim - 2014-01-31